2006
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
te a utilização dos Recursos Educacionais Abertos (REA). Tal
ferramenta pode auxiliar na construção de vínculos entre
educadora/ educadores e suas educandas/ seus educandos,
da mesma forma em que tornar-se um condutor da apren-
dizagem, criando maneiras lúdicas e criativas do ensino.
De acordo com Torres e demais autoras (2017), os recursos
educacionais abertos possuem um dinâmica que envolva
elementos acadêmicos, político e social. As autoras apon-
tam que os REA auxiliam “aos estudantes e aos docentes a
melhoria do desempenho e a oferta de propostas didático-
-pedagógicas capazes de reduzir a inadequação do mode-
lo tradicional, que tem suas matrizes estanques e sólidas”
(TORRES. ET ALL, 2017 p. 1539).
Nesta perspectiva, este texto tem como objetivo apre-
sentar e demonstrar entre as diferentes ferramentas de en-
sino que o REA pode promover um ensino através da ludi-
cidade, isto é, criar formas de aprendizado divertidas e que
contemplem o conteúdo programático de qualquer disci-
plina e em qualquer fase educacional. Em nosso caso de-
monstraremos como os jogos educativos podem ser recur-
sos educacionais abertos que exploram a relação do local,
fortalecendo dessa forma a identidade do educando.
Acreditamos que a criação de um REA para ser apli-
cado a uma disciplina deve ser concebida de forma dinâmi-
ca e criativa. O recurso em questão foi desenvolvido como
tecnologia criativa para a componente curricular “Comuni-
cação, Educação e Tecnologias”
4
do curso de Pedagogia do
Centro de Ensino Superior Riograndense - CESURG, tendo
em vista a importância da construção e compartilhamento
do conhecimento através de uma mídia educativa, não mas-
siva e inclusiva. A ideia de concepção do REA surge atra-
vés dos preceitos da Educomunicação. Compreendemos a
Educomunicação como uma interface da Comunicação e da
Educomunicação, na qual somos capazes de (des)construir
4
Os recursos educacionais abertos desenvolvidos na componente curri-
cular em questão estarão disponíveis para acesso e download a partir do
segundo semestre de 2018. No blog do curso de pedagogia do CESURG.
<http://pedagogiacesurg.wordpress.com>.