XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2007
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
olhares já pré-estabelecidos nas sociedades das quais per-
tencemos, seja no meio urbano ou no rural, a educomunica-
ção pode nos auxilia a ter visões de um mundo em constan-
te transformação. Nos apropriamos e construímos nossas
leituras do nosso local a partir de uma ideia particularmente
permeada pela nossa cultura.
Podemos ressaltar a ideia elaborada por Soares (2006),
na qual a educomunicação nos é apresentada como um
neologismo, composta pela soma das áreas para a ideali-
zação de um novo campo no qual as ideias fluem em de-
trimento de uma edificação do saber proporcionado não
somente pelo educador, mas pelos olhares do educando. A
EDU (educação) mais a COMUNI (Comunicação), constroem
o elemento de formação, o elemento central do aprendiza-
do do educando que é a AÇÃO. São essa permeada pelos
saberes das áreas aliados a cultura local do sujeito e das
transformações de sua época.
Nossa ideia foi criar um jogo que fomentasse a cultu-
ra local a partir do território gaúcho, podendo ser utilizado
em diferentes áreas do conhecimento desde que adaptado
pelos educadores e seus educandos. A ideia é que os es-
tudantes tenham essa experiência de vivenciar a produção.
O envolvimento proporcionado pelas atividades educomu-
nicativas proporcionam as educandas / os educandos um
envolvimento na construção do próprio aprendizado. Nosso
tabuleiro foi pensado inicialmente com perguntas de geo-
grafia abordando os principais pontos turísticos do Estado
do Rio Grande do Sul. Para tanto, criou-se o tabuleiro por
meio de materiais recicláveis que possibilitasse o transpor-
te e manuseio das crianças para além da sala de aula. Para
a criação do jogo foi necessário analisar a faixa etária da
turma que se iria aplicar o REA, realizado esta primeira aná-
lise partiu-se para a construção das regras do jogo, ou seja,
foram feitos questionamentos de pergunta e resposta para
estimular o aprendizado dos alunos e a interação entre eles.
Desta forma, criou-se regras para que o jogo fosse divertido
e de acesso a todas as crianças da turma. Para melhor apro-