XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2005
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
BRINCAR E EDUCAR: REFLETINDO SOBRE
OS RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS (REA)
Maria Augusta Martinazzo Bortoluzzi
1
Caroline Rupollo
2
Romulo Tondo
3
À medida que o homem cria, recria e decide, vão se
formando as épocas históricas. E é também crian-
do, recriando e decidindo como deve participar
nessas épocas. É por isso que obtém melhor resul-
tado toda vez que, integrando-se no espírito delas,
se apropria de seus temas e reconhece suas tarefas
concretas (FREIRE, 2014, p. 87).
Como educadoras e educadores fazemos parte de um
processo social que permite criar e recriar espaços permea-
do por afetos. Somos responsáveis por cativar e mostrar as
educandas e aos educandos que através dos múltiplos co-
nhecimentos das diferentes áreas do conhecimento é pos-
sível construir o seu próprio mundo, através de um olhar
apreciativo das mais diferentes realidades.
A aproximação da/do educadora/ educador e das
educandas e educandos deve ser reconhecida como um
processo de doação de ambos os lados, visto que o méto-
do de aprendizagem tem de contemplar as necessidades de
emancipação do sujeito. A/ O educadora/ educador por sua
vez utiliza-se de diversas técnicas e ferramentas para poder
adentrar a realidade de suas/ seus educandas/ educandos.
Em meio a essas ferramentas podemos citar especialmen-
1
Educanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riogran-
dense – CESURG.
2
Educanda do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Riogran-
dense – CESURG.
3
Educador do Centro de Ensino Superior Riograndense – CESURG. Comu-
nicador Social (UFSM/2012), Especialista em Políticas e Intervenção em
Violência Intrafamiliar (UNIPAMPA, campus São Borja/2014) e Mestre em
Comunicação (UFSM/2016). E-mail:
romulotondo@gmail.com