XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2001
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
EM EDUCOMUNICAÇÃO ATRAVÉS
DA OFICINA “MÍDIAS A SERVIÇO DA
AUTORIA EM SALA DE AULA”
Claudia Regina da Silva
1
Débora Gallas Steigleder
2
Jamille Almeida da Silva
3
Palavras-chave:
Educomunicação. Universidade. Autoria.
Mídias.
Propomos a apresentação de pôster sobre a oficina
“Mídias a serviço da autoria em sala de aula”, através do
qual relatamos as práticas e ilustramos as etapas dessa ex-
periência desenvolvida como projeto de extensão na Facul-
dade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade
Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com carga horária
de quatro horas/aula. A atividade foi realizada em 08 de
dezembro de 2017 e teve como público 32 professores de
escolas públicas e estudantes de licenciatura, e teve como
objetivo sensibilizá-los para o trabalho com mídia em sala
de aula. Como objetivos específicos do projeto, estavam a
contextualização da educomunicação e da educação para a
mídia; a abordagem de noções básicas sobre as linguagens
próprias das mídias trabalhadas, como áudio, vídeo, foto-
grafia e texto escrito; e o desenvolvimento, em grupos, de
produtos a partir de recursos acessíveis para criação, pro-
dução e reprodução, como o planejamento com
storyboard
,
1
Jornalista, Mestra em Educação, Arteterapeuta, Especialista em Educação
Especial e Comunicação Alternativa, Membro da Associação Brasileira de
Pesquisadores em Educomunicação. E-mail:
claudinhars@uol.com.br.2
Jornalista, Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunica-
ção e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista
CAPES-DS. E-mail:
deboragallas@gmail.com.3
Relações-públicas, Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Co-
municação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
E-mail:
jamille.almeida@ufrgs.br.