1998
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
exercício de (re)conhecer e reinventar o mundo. Paulo Frei-
re insiste em que o educador precisa propor uma pedago-
gia crítica e reflexiva, isto é, levar o educando a questio-
nar a informação que está recebendo, de maneira que ele
possa questionar e duvidar da veracidade da informação,
iniciando por meio destes questionamentos e dúvidas uma
busca através dos próprios recursos midiáticos que possui,
por uma fonte de informação que esteja comprometida
com a verdade. É entrando em diálogo com outros sobre
a informação que é veiculada nos diferentes espaços for-
mativos, que podemos reencontrar o verdadeiro sentido
do processo educativo, que é um ato coletivo de educar e
educar-se, formar e formar-se.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Freire percebe a educação enquanto meio de conduzir
o ser humano à emancipação, que demanda a compreensão
dos significados na práxis social, através da teoria que brota
da conversação da prática vital para a educação transfor-
madora, orientada para a libertação dos oprimidos. Assim,
Freire direciona seu pensamento para uma preocupação do
ser humano frente às inovações tecnológicas, para a supera-
ção da alienação de tendências individualista e instrumenta-
lização tecnicista, para converter em processos de aprendi-
zagem e ações coletivas, apresentando que a racionalidade
comunicativa pode ser reconstruída através de uma peda-
gogia dialógica. Esta é ativa, solidária, crítica, reconstrutiva e
participativa com o objetivo de integrar os artefatos tecnolo-
gias no âmbito educacional, tendo o outro como o nexo de
movimentos sociais, de experiências e interesses desafiados
por uma linguagem pensada na reflexividade. Nesse senti-
do, a escola precisa apresentar elementos para a elaboração
argumentativa dos saberes através do diálogo sobre esses
artefatos tecnológicos, para que os estudantes possam exa-
minar as próprias verdades instauradas, protagonizando o
desenvolvimento crítico, em busca de um entendimento à