XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1999
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
(re)construção coletiva desses saberes. Isso faz com que as
tecnologias digitais possam ser contextualizadas nos plane-
jamentos de ensino de uma forma emancipatória e liberta-
dora, resultando em um potencial transformador no diálogo
pedagógico.
É imprescindível refletir sobre as tecnologias quando
se almeja ser um mediador para os atos de (re)construção
pautados no diálogo e na compreensão de sentido dos
acontecimentos do mundo, para aperfeiçoar a curiosidade
e as aprendizagens evolutivas que o tempo requer. A força
da educação está justamente em problematizar a realidade
e manifestar nas práticas pedagógicas a exigência de bus-
ca pelo que deixa de se expressar, que anula inclusive os
processos cognitivos e emocionais através das tecnologias
digitais. O ponto de referência das tecnologias educativas
deveria ser manifestado pela análise reconstrutiva de co-
nhecimentos, para atingir a compreensão do processo que
se efetiva pelos meios da linguagem, que pressupõe que o
saber sobre o seu conhecimento na educação só pode ser
adquirido de maneira conflituosa, dialógica e não passiva.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
. 9. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia da autonomia
:
Saberes necessá-
rios à prática educativa. 19. ed. São Paulo: Paz e terra,
1996.
FREIRE, Paulo.
Educação como prática da liberdade
.
10.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
FREIRE, Paulo.
A Educação na Cidade
. 5. ed. São Paulo: Cor-
tez, 2001.
FREIRE, Paulo.
Extensão ou Comunicação?
11. ed. Rio de
Janeiro: Paz e Terra, 2006.
FREIRE, Paulo.
Pedagogia do oprimido.
36. ed. Rio de Ja-
neiro: Paz e Terra, 2005.