2002
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
captação com celulares utilizando a técnica de
stopmotion
(que dispensa a edição de imagens) e gravadores de áudio
para captar e editar sons.
Buscamos melhor compreender as possibilidades da
abordagem das mídias, seus processos e linguagens a par-
tir da institucionalização da educomunicação nos espaços
escolares a partir de Freire (1987). O educador já postula-
va a importância do diálogo como processo de conhecer e
transformar a realidade, colocando a comunicação e a di-
mensão social do ato de conhecer como centro do processo
educativo. Neste sentido, o formato de oficina prevê mais
experimentação, troca de saberes e diálogo, que exposição
teórica, além de testar a realização de alguns produtos para
que a experiência possa ser discutida pelos participantes.
A experimentação, no caso das produções midiáticas, tam-
bém permite avaliar a facilidade ou dificuldade apresentada
por cada tipo de recurso, seja para captação de áudio ou
imagem ou mesmo para se roteirizar previamente o que se
deseja fazer.
Por fim, avaliamos de forma positiva esta primeira ex-
periência, tanto que já temos mais um encontro agendado
para 13 de abril de 2018, no qual pretendemos tratar de
mídias e recursos com os quais não tivemos tempo de tra-
balhar na primeira edição aqui relatada.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo.
Educação como Pratica da Liberdade
. Rio
de Janeiro. Paz e Terra. 1989.
FREIRE, Paulo.
Extensão ou comunicação?
Rio de Janeiro.
Paz e Terra. 2013.
FREIRE, Paulo.
Sobre Educação
– diálogos. Rio de Janeiro.
Paz e Terra. 1982.
FREIRE, Paulo.
Educação e Mudança
. 34 ed. São Paulo: Paz
e Terra, 2011a.
SHOR, Ira e FREIRE, Paulo.
Medo e Ousadia
– O Cotidiano
do Professor. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.