Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2002 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2002 / 2428 Next Page
Page Background

2002

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

captação com celulares utilizando a técnica de

stopmotion

(que dispensa a edição de imagens) e gravadores de áudio

para captar e editar sons.

Buscamos melhor compreender as possibilidades da

abordagem das mídias, seus processos e linguagens a par-

tir da institucionalização da educomunicação nos espaços

escolares a partir de Freire (1987). O educador já postula-

va a importância do diálogo como processo de conhecer e

transformar a realidade, colocando a comunicação e a di-

mensão social do ato de conhecer como centro do processo

educativo. Neste sentido, o formato de oficina prevê mais

experimentação, troca de saberes e diálogo, que exposição

teórica, além de testar a realização de alguns produtos para

que a experiência possa ser discutida pelos participantes.

A experimentação, no caso das produções midiáticas, tam-

bém permite avaliar a facilidade ou dificuldade apresentada

por cada tipo de recurso, seja para captação de áudio ou

imagem ou mesmo para se roteirizar previamente o que se

deseja fazer.

Por fim, avaliamos de forma positiva esta primeira ex-

periência, tanto que já temos mais um encontro agendado

para 13 de abril de 2018, no qual pretendemos tratar de

mídias e recursos com os quais não tivemos tempo de tra-

balhar na primeira edição aqui relatada.

REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo.

Educação como Pratica da Liberdade

. Rio

de Janeiro. Paz e Terra. 1989.

FREIRE, Paulo.

Extensão ou comunicação?

Rio de Janeiro.

Paz e Terra. 2013.

FREIRE, Paulo.

Sobre Educação

– diálogos. Rio de Janeiro.

Paz e Terra. 1982.

FREIRE, Paulo.

Educação e Mudança

. 34 ed. São Paulo: Paz

e Terra, 2011a.

SHOR, Ira e FREIRE, Paulo.

Medo e Ousadia

– O Cotidiano

do Professor. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1987.