XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2009
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E
TECNOLOGIAS: A EDUCOMUNICAÇÃO
COMO PROPOSTA DE ENSINO-
APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO
Romulo Tondo
1
Patrícia Signor
2
Resumo:
Este texto tem como objetivo compartilhar o cená-
rio pedagógico desenvolvido durante o segundo semestre
de 2017 com as educandas e educandos do curso de Pe-
dagogia do CESURG. Para tanto, é evidência a Educomuni-
cação como uma alternativa para o trabalho coletivo entre
jovens de graduação, bem como a construção de oficinas
educativas para descolonização do olhar dessas educandas
e desses educandos diante dos usos das tecnologias da in-
formação e comunicação para fins pedagógicos.
Palavras-chave:
Educomunicação. Pedagogia. Tecnologia.
INTRODUÇÃO
O cenário educacional encontra-se em constante
transformação diante da presença das tecnologias da infor-
mação e comunicação (TIC) no cotidiano de educandas e
educandos brasileiros. Este artigo apresenta os resultados
obtidos a partir da componente curricular “Comunicação,
Educação e Tecnologias”, do curso de Pedagogia do Centro
de Ensino Superior Riograndense - CESURG, no município
de Sarandi, região norte do estado do Rio Grande do Sul.
Alocada no terceiro semestre da matriz curricular, a
componente tem como objetivo principal sensibilizar e ins-
1
Comunicador Social (UFSM) e Mestre em Comunicação (UFSM/2016).
Docente do Centro de Ensino Superior Riograndense – CESURG. E-mail:
romulotondo@gmail.com2
Coordenadora e Docente do Curso de Pedagogia do CESURG. Doutoranda
em Educação pela UFSM. E-mail:
psignor89@gmail.com