2014
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Freire compara que um mundo plano, atemporal e ho-
rizontal só seria compatível à vida animal, mas incompatível
à existência humana. Pois o animal se adapta, enquanto o
ser humano
integra-se ao contexto, podendo nele intervir e
transformá-lo.
Por isso as mulheres e homens contam sua
história, falam de suas vidas e falam das outras formas de
vida, fazem e refazem a história. “Se a comunicação e a in-
tercomunicação são processos que se verificam
na vida
so-
bre o
suporte
, na experiência
existencial
que se dá no mun-
do, ganham uma conotação demasiado especial” (FREIRE,
2013, p. 31-32). Uma vez que para ele, é na comunicação e
na intercomunicação que desenvolvemos nossa compreen-
são do mundo.
Atuar, refletir, avaliar, programar, investigar, trans-
formar são especificidades dos seres humanos
no
e
com
o
mundo.
A
vida
vai virando
existência
e o suporte mundo
quando a consciência de mim,
emergindo, já se acha em relação dialética com o
mundo, independentemente do que se diga dela
posteriormente na perspectiva subjetivista ou obje-
tivista mecanicista. (FREIRE, 2013, p. 33-34).
É dialogando, por meio das experiências que nos
constituímos sujeitos de nossas histórias. Enquanto educa-
doras e educadores comprometidos com as transformações
da sociedade, precisamos encontrar formas te melhor inte-
ragir e nos comunicar, pois é na comunicação e pela lingua-
gem que nos compreendemos e nos constituímos, nos fize-
mos mulheres e homens e construímos a história de nosso
tempo. Freire já assinala a historicização enquanto elemento
basilar da vida e da trajetória humana. É ela que marca nos-
sos caminhos e significa nosso viver enquanto sujeitos de
nossas escolhas.
A FOTOGRAFIA COMO MEMÓRIA: O USO DO
SMARTPHONE
PARA FINS DIDÁTICOS-PEDAGÓGICOS
No contexto educacional contemporâneo existe uma
gama de recursos tecnológicos que podem ser apropriados