2012
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
tecnologias e das modificações que elas vêm provocando na
sociedade e, consequentemente, em sala de aula. Primeira-
mente, diz Freire,
Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não
a divinizo, de um lado, nem a diabolizo, de outro.
Por isso mesmo sempre estive em paz para lidar
com ela. Não tenho dúvida nenhuma do enorme
potencial de estímulos e desafios à curiosidade que
a tecnologia põe à serviço das crianças e dos ado-
lescentes das classes sociais chamadas favorecidas.
(FREIRE, 2011, p. 85)
Longe da postura maniqueísta, a tecnologia é um fato,
e utilizá-la na construção de um currículo que auxilie e fa-
cilite a aprendizagem e as habilidades comunicativas é ca-
paz de construir também novas atitudes. É neste ponto que
Freire ressalta o potencial
provocador de curiosidade
da tec-
nologia. E neste diálogo, Cortella (2014) apresenta a gera-
ção contemporânea com descompasso entre a impaciência,
colocando aos educadores o desafio de vencer os paradig-
mas da tecnologia e da distração. Afinal, os processos de
comunicação modernizaram-se e, se o educador não perce-
ber este processo, e conseguir construir em sala de aula um
espaço de interação e vínculos, buscando a aprendizagem,
perderá a possibilidade de explorar as potencialidades ofe-
recidas por estes meios.
“Não é a tecnologia que torna uma mente moder-
na. Mas uma mente moderna que não recusa a tecnologia
quando ela é necessária” (CORTELLA, 2014, p. 53). Portanto,
é imprescindível pensar na formação inicial que ofereça ao
futuro profissional a integração das mais diversas tecnolo-
gias da comunicação e informação ao seu cotidiano e às
suas práticas educativas.
O currículo do curso procura problematizar a realidade
educacional, em cujos aspectos deve intervir de forma críti-
ca, reflexiva e criadora, a fim de que o (a) pedagogo(a) do
CESURG/RS, possa desenvolver uma consistente base teórica,
articulada à investigação de práticas educacionais, com ênfa-
se em conhecimentos específicos dos campos de atuação na