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2012

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

tecnologias e das modificações que elas vêm provocando na

sociedade e, consequentemente, em sala de aula. Primeira-

mente, diz Freire,

Nunca fui ingênuo apreciador da tecnologia: não

a divinizo, de um lado, nem a diabolizo, de outro.

Por isso mesmo sempre estive em paz para lidar

com ela. Não tenho dúvida nenhuma do enorme

potencial de estímulos e desafios à curiosidade que

a tecnologia põe à serviço das crianças e dos ado-

lescentes das classes sociais chamadas favorecidas.

(FREIRE, 2011, p. 85)

Longe da postura maniqueísta, a tecnologia é um fato,

e utilizá-la na construção de um currículo que auxilie e fa-

cilite a aprendizagem e as habilidades comunicativas é ca-

paz de construir também novas atitudes. É neste ponto que

Freire ressalta o potencial

provocador de curiosidade

da tec-

nologia. E neste diálogo, Cortella (2014) apresenta a gera-

ção contemporânea com descompasso entre a impaciência,

colocando aos educadores o desafio de vencer os paradig-

mas da tecnologia e da distração. Afinal, os processos de

comunicação modernizaram-se e, se o educador não perce-

ber este processo, e conseguir construir em sala de aula um

espaço de interação e vínculos, buscando a aprendizagem,

perderá a possibilidade de explorar as potencialidades ofe-

recidas por estes meios.

“Não é a tecnologia que torna uma mente moder-

na. Mas uma mente moderna que não recusa a tecnologia

quando ela é necessária” (CORTELLA, 2014, p. 53). Portanto,

é imprescindível pensar na formação inicial que ofereça ao

futuro profissional a integração das mais diversas tecnolo-

gias da comunicação e informação ao seu cotidiano e às

suas práticas educativas.

O currículo do curso procura problematizar a realidade

educacional, em cujos aspectos deve intervir de forma críti-

ca, reflexiva e criadora, a fim de que o (a) pedagogo(a) do

CESURG/RS, possa desenvolver uma consistente base teórica,

articulada à investigação de práticas educacionais, com ênfa-

se em conhecimentos específicos dos campos de atuação na