2022
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
Lévy (1999), trazem alguns dos subsídios iniciais para que
possamos buscar uma compreensão mais coerente com as
velozes mudanças que têm sido moldadas e incitadas pelas
transformações no âmbito digital relacionados à internet, à
adoção de dispositivos móveis e às diferentes modificações
associados ao desenvolvimento das áreas de Tecnologia e
Inteligência Artificial, à Programação e Robótica, como tam-
bém à Arte Tecnológica Digital e aos Art Games.
Se Lévy (1999) abordava a importância da cibercul-
tura e influências para a Educação, para a constituição do
processo de inteligência coletiva, que se formava no amál-
gama histórico sócio-cultural-econômico. E Lévy (2007)
ainda nos convoca a refletir mais absortivamente em re-
lação a complexidade que envolve o conceito de inteli-
gência coletiva: “É uma inteligência distribuída por toda
parte, incessantemente valorizada, coordenada em tempo
real, que resulta em uma mobilização efetiva das compe-
tências..” A inteligência dentro desta perspectiva, estaria
presente por toda humanidade, na medida em que todos
sabem sempre algo e, que, de certa forma, têm em si o po-
tencial de compartilhar. Assim, a inteligência coletiva teria
em si como base o reconhecimento e enriquecimento mú-
tuo das pessoas.
Contudo, há de se frisar a existência de dificuldades
relacionadas a esse processo, que esbarram em diferentes
processos sócio-cultural-econômicos quanto educacionais,
em que inteligência coletiva possa ser algo a se aspirar e
que se conquistada, num determinado recorte e viés pro-
cessual, poderá estar a serviço do desenvolvimento sócio
cultural da humanidade, e não da exploração dos grupos e
populações, ou mesmo, de outros interesses econômicos.
Em face as grandes transformações digitais que têm
acompanhado em especial a primeira década desse século
XXI, e parecem estar mais intensificadas nos últimos oito
anos, em pleno ano de 2018, faz se necessário avançar
nossos olhares em direção a outras características que têm
acompanhado nossos novos tempos, mas já não tão novos