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2028

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

va de complementaridade, onde a educação possa usufruir,

de forma plena e dinâmica, as benéfices proporcionadas pela

tecnologia, mas não pode ser, em nenhum momento, substi-

tuída por ela. Nossa defesa por uma educação de qualidade

imprime em seu desenvolvimento uma cooresponsabilidade

entre todos os seus partícipes, do governo e suas políticas

públicas às instituições escolares de todos os níveis e moda-

lidades (da educação infantil à universidade), permeado por

todos os sujeitos, pelo uso consciente das tecnologias.

Não raro, incidimos em algum engano sobre a pos-

sível unidade entre educação e tecnologia, ao elencar, por

exemplo, prioridades tecnológicas em detrimento do papel

que tem a educação na vida e na profissão dos sujeitos. A

tecnologia é decorrente da educação: se não houver edu-

cação de qualidade tampouco haverá tecnologia adequada

e acessível à população. Desse modo, nem diabolizar, nem

divinizar inscreve-se nessa perspectiva de complementari-

dade, onde a educação possa cada vez mais dialogar com

o auxílio da tecnologia, tornando esta última adequada e

acessível a todos e todas, ou pelo menos à grande maioria

dos sujeitos que ainda encontram-se à margem dos proces-

sos e arranjos dela decorrentes.

EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: UM DIÁLOGO POSSÍVEL

Os avanços científicos e tecnológicos são parte de cada

dia, e nos levam a mudanças radicais de comportamento so-

ciocultural, cujas posturas se diferem visivelmente em cada

uma das gerações contemporâneas. Diante desse devir, a

ciência se engrandece com tamanhas e importantes des-

cobertas, em todas as áreas do conhecimento humano. “A

ciência deve ser um conhecimento popular, continuamente

renovado, para que todos os esforços de divulgação frutifi-

quem. Cada princípio exposto e cada teoria proposta devem

ser divulgados para além da pequena área frequentemente

visada. Este é o verdadeiro valor da ciência, a importância

de sua expressão horizontal.” (KAUARK; MANHÃES; SOUZA,

2010, prefácio).