XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2031
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
tificial. Inteligência que, se for adequadamente direcionada,
pode ajudar a resolver problemas da cidade.
Quanto ao uso irracional das tecnologias, Morin (2011)
exemplifica como a má utilização dos recursos naturais rea-
lizado em experiências da antiga União Soviética levou à
esterilização de solos, e, ainda, o plantio monocultural de-
senfreado que prejudica o ecossistema, gerando desequi-
líbrios biológicos, econômicos, sociais. Por estes exemplos
concretos podemos perceber que a divinização e a diabo-
lização das tecnologias são posições polarizadas que, dis-
juntivamente, não enxergam a complexidade da vida, com
seus desdobramentos no campo sociopolítico. O autor fir-
ma-se no pensamento conjuntivo como necessário à leitura
de mundo - assim como Paulo Freire, considerando o maior
número de fatores possível, bem como suas relações.
Imbuídos no desejo de construção de uma nova so-
ciedade, com tecnologias integradas que a qualifique, é ne-
cessário conhecer a historicidade nessa relação. Para Freire
Não é possível à sociedade revolucionária atribuir à
tecnologia as mesmas finalidades que lhe eram atri-
buídas pela sociedade anterior. Consequentemen-
te, nelas varia, igualmente, a formação dos homens.
Neste sentido, a formação técnico-científica não
é antagônica à formação humanista dos homens,
desde que ciência e tecnologia, na sociedade revo-
lucionária, devem estar a serviço de sua libertação
permanente, de sua humanização. (FREIRE, 2014, p.
214-215).
Isto é, determinadas tecnologias foram desenvolvi-
das para fins estritos de um tempo histórico que precisa ser
superado, como as que geram efeitos negativos à biosfera,
que utilizam recursos não-renováveis, por exemplo. A pos-
sibilidade de formação técnico-científica é necessária e ine-
rente à educação, bem como a humanista, como aspectos
constituintes do ser, que reinventa-se através de seu traba-
lho, criando bens e cultura, ressignificando-se.
Enquanto herdeiros de uma ampla cultura podemos
lutar para construir outras relações mediados pelas tecno-