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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2031

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

tificial. Inteligência que, se for adequadamente direcionada,

pode ajudar a resolver problemas da cidade.

Quanto ao uso irracional das tecnologias, Morin (2011)

exemplifica como a má utilização dos recursos naturais rea-

lizado em experiências da antiga União Soviética levou à

esterilização de solos, e, ainda, o plantio monocultural de-

senfreado que prejudica o ecossistema, gerando desequi-

líbrios biológicos, econômicos, sociais. Por estes exemplos

concretos podemos perceber que a divinização e a diabo-

lização das tecnologias são posições polarizadas que, dis-

juntivamente, não enxergam a complexidade da vida, com

seus desdobramentos no campo sociopolítico. O autor fir-

ma-se no pensamento conjuntivo como necessário à leitura

de mundo - assim como Paulo Freire, considerando o maior

número de fatores possível, bem como suas relações.

Imbuídos no desejo de construção de uma nova so-

ciedade, com tecnologias integradas que a qualifique, é ne-

cessário conhecer a historicidade nessa relação. Para Freire

Não é possível à sociedade revolucionária atribuir à

tecnologia as mesmas finalidades que lhe eram atri-

buídas pela sociedade anterior. Consequentemen-

te, nelas varia, igualmente, a formação dos homens.

Neste sentido, a formação técnico-científica não

é antagônica à formação humanista dos homens,

desde que ciência e tecnologia, na sociedade revo-

lucionária, devem estar a serviço de sua libertação

permanente, de sua humanização. (FREIRE, 2014, p.

214-215).

Isto é, determinadas tecnologias foram desenvolvi-

das para fins estritos de um tempo histórico que precisa ser

superado, como as que geram efeitos negativos à biosfera,

que utilizam recursos não-renováveis, por exemplo. A pos-

sibilidade de formação técnico-científica é necessária e ine-

rente à educação, bem como a humanista, como aspectos

constituintes do ser, que reinventa-se através de seu traba-

lho, criando bens e cultura, ressignificando-se.

Enquanto herdeiros de uma ampla cultura podemos

lutar para construir outras relações mediados pelas tecno-