XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2037
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
A EDUCOMUNICAÇÃO E O
RECONHECIMENTO DE AUTORIA: UM
OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO DO
ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Luciana Oliveira
Júlia Pereira Damasceno de Moraes
Vanice dos Santos
Palavras-chave:
Educomunicação. Autoria. Protagonismo.
Sujeito. Autonomia.
INTRODUÇÃO
Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Gradua-
ção em Educação
da Universidade do Planalto Catarinen-
se, provém de pesquisas desenvolvidas pelas autoras que,
durante as leituras, consideraram um ponto de congruência
entre a educomunicação e o reconhecimento de autoria do
sujeito: o protagonismo do educador em um ambiente que,
historicamente, tem sido privilegiado em detrimento ao do
educando. Assim, as reflexões teóricas contidas nesta pes-
quisa fazem direta referência às práticas educativas que tem
como prerrogativa o protagonismo do educando da educa-
ção básica com o aporte das mídias digitais.
Em termos metodológicos, esse estudo caracteriza-se
como pesquisa qualitativa, trazendo uma revisão bibliográ-
fica, representando um diálogo teórico entre autores cujos
escritos são coerentes com a temática definida, a saber, au-
toria e educomunicação. Assim, a tessitura deste artigo está
alicerçada nas sólidas palavras de Freire (1983, 1988, 2007),
Sartori (2010), Soares (2002, 2011), Davydov (1988), Barthes
(2004) e Pischetola (2016).
Como objetivo, portanto, destaca-se a intenção de
investigar a relevância de práticas educomunicativas no
processo de desenvolvimento omnilateral do educando, a
partir do momento que representam atividades de estudo