Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2037 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2037 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2037

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

A EDUCOMUNICAÇÃO E O

RECONHECIMENTO DE AUTORIA: UM

OLHAR SOBRE O PROTAGONISMO DO

ESTUDANTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Luciana Oliveira

Júlia Pereira Damasceno de Moraes

Vanice dos Santos

Palavras-chave:

Educomunicação. Autoria. Protagonismo.

Sujeito. Autonomia.

INTRODUÇÃO

Este trabalho, vinculado ao Programa de Pós-Gradua-

ção em Educação

da Universidade do Planalto Catarinen-

se, provém de pesquisas desenvolvidas pelas autoras que,

durante as leituras, consideraram um ponto de congruência

entre a educomunicação e o reconhecimento de autoria do

sujeito: o protagonismo do educador em um ambiente que,

historicamente, tem sido privilegiado em detrimento ao do

educando. Assim, as reflexões teóricas contidas nesta pes-

quisa fazem direta referência às práticas educativas que tem

como prerrogativa o protagonismo do educando da educa-

ção básica com o aporte das mídias digitais.

Em termos metodológicos, esse estudo caracteriza-se

como pesquisa qualitativa, trazendo uma revisão bibliográ-

fica, representando um diálogo teórico entre autores cujos

escritos são coerentes com a temática definida, a saber, au-

toria e educomunicação. Assim, a tessitura deste artigo está

alicerçada nas sólidas palavras de Freire (1983, 1988, 2007),

Sartori (2010), Soares (2002, 2011), Davydov (1988), Barthes

(2004) e Pischetola (2016).

Como objetivo, portanto, destaca-se a intenção de

investigar a relevância de práticas educomunicativas no

processo de desenvolvimento omnilateral do educando, a

partir do momento que representam atividades de estudo