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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2039

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

temporânea. Isto inclui o espaço escolar, onde convivem jo-

vens estudantes ávidos por fazerem uso dos equipamentos

digitais que, conectados à internet, possibilitam o acesso a

jogos, para interação por meio das redes sociais e, também,

para os estudos. Elas possibilitam, quando bem exploradas,

o desenvolvimento, individual e coletivo de construção de

aprendizagem, da relação dialógica, de participação social,

da autonomia, da criatividade, da liberdade de expressão,

de práticas de autoria, do protagonismo, de desenvolvimen-

to da cidadania, enfim, de construção de suas próprias ma-

neiras de pensar, conhecer e aprender sobre o mundo que

está disponível em apenas alguns cliques ou toques.

Contudo, há a necessidade de situar-se no tempo e no

espaço, de organizar fisicamente as incursões virtuais, bus-

cando compreender, estabelecer vínculos e reconhecer-se

socialmente, de maneira crítica e reflexiva. Enfatizando tais

aspectos, Sartori aponta que:

Com as atuais tecnologias, o lugar resulta da frag-

mentação provocada pelo global e, ao mesmo tem-

po, é palco de resistências, da autorrevalorização,

autogestão e memórias próprias, das narrativas de

identidades. A corporeidade humana, no entanto,

tem necessidade do lugar para sua inserção local,

onde se desenrolam a vida cotidiana e a tempo-

ralidade. Atravessado pelas redes globais, ainda

assim o lugar é constituído das proximidades e

solidariedades, e é no lugar que vivemos situações

de heterogeneidade e reciprocidade, características

fundadoras da comunicação. (SARTORI, 2010, p. 39)

Considerando tais apontamentos acerca das constan-

tes transformações testemunhadas atualmente, pesquisa-

dores de temáticas relacionadas à comunicação, educação,

mídias e tecnologias, dentre os quais Freire (1996), Soares

(2002) e Sartori (2010) (neste artigo citados), afirmam que,

independente dos meios, a reflexão crítica, o planejamento

e as maneiras de intervenção consciente das práticas pe-

dagógicas são fundamentais para que, quando necessário,

seu uso contribua efetivamente para o desenvolvimento da