XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2039
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
temporânea. Isto inclui o espaço escolar, onde convivem jo-
vens estudantes ávidos por fazerem uso dos equipamentos
digitais que, conectados à internet, possibilitam o acesso a
jogos, para interação por meio das redes sociais e, também,
para os estudos. Elas possibilitam, quando bem exploradas,
o desenvolvimento, individual e coletivo de construção de
aprendizagem, da relação dialógica, de participação social,
da autonomia, da criatividade, da liberdade de expressão,
de práticas de autoria, do protagonismo, de desenvolvimen-
to da cidadania, enfim, de construção de suas próprias ma-
neiras de pensar, conhecer e aprender sobre o mundo que
está disponível em apenas alguns cliques ou toques.
Contudo, há a necessidade de situar-se no tempo e no
espaço, de organizar fisicamente as incursões virtuais, bus-
cando compreender, estabelecer vínculos e reconhecer-se
socialmente, de maneira crítica e reflexiva. Enfatizando tais
aspectos, Sartori aponta que:
Com as atuais tecnologias, o lugar resulta da frag-
mentação provocada pelo global e, ao mesmo tem-
po, é palco de resistências, da autorrevalorização,
autogestão e memórias próprias, das narrativas de
identidades. A corporeidade humana, no entanto,
tem necessidade do lugar para sua inserção local,
onde se desenrolam a vida cotidiana e a tempo-
ralidade. Atravessado pelas redes globais, ainda
assim o lugar é constituído das proximidades e
solidariedades, e é no lugar que vivemos situações
de heterogeneidade e reciprocidade, características
fundadoras da comunicação. (SARTORI, 2010, p. 39)
Considerando tais apontamentos acerca das constan-
tes transformações testemunhadas atualmente, pesquisa-
dores de temáticas relacionadas à comunicação, educação,
mídias e tecnologias, dentre os quais Freire (1996), Soares
(2002) e Sartori (2010) (neste artigo citados), afirmam que,
independente dos meios, a reflexão crítica, o planejamento
e as maneiras de intervenção consciente das práticas pe-
dagógicas são fundamentais para que, quando necessário,
seu uso contribua efetivamente para o desenvolvimento da