Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2043 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2043 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2043

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

unidos apenas pela infinita possibilidade de comunicação

ubíqua

4

representada pela tecnologia.

Nesse sentido, o próprio conceito de autoria se torna

menos linear e nos faz pensar que um autor se constrói à

medida que se constrói o que ele faz, por sua interação com

o meio, o produto de sua capacidade criativa, que também

se movimenta nos espaços de individualidade e coletividade

de maneira quase constante.

Barthes (2004) afirma que há a morte do autor, quan-

do nasce a obra. Contudo, em ambiente escolar, é necessá-

rio refletir sobre a possibilidade de nascer um autor, à me-

dida que  obra ganha vida, seja nos espaços de uma escrita

individual, seja por meio de uma produção coletiva.

Destaca-se, assim, que o sujeito se torna autor e vai se

reconhecendo como tal,  em circunstâncias tais que possibi-

litem também reconhecer o potencial criador no outro. Su-

gere-se, com esse raciocínio, que esse processo de transfor-

mação do sujeito em sujeito-autor perpassa por questão tais

como reconhecimento e respeito à criação do outro e, aliada a

isso, a singular possibilidade de criar coletivamente, algo que

seria diferente, se tivesse sido produzido de maneira solitária.

Ser autor, nessas circunstâncias, não significa apenas deter os

legalmente debatidos direitos autorais. O que se quer dizer é

que o conceito de autoria trazido para essa conversa não está

centrado nos princípios da legalidade, mas nas questões sub-

jetivas que implicam no reconhecimento de si como ser capaz

de criar, produzir algo. Ser autor significa reconhecer-se autor

e, a partir daí, aperceber-se do imenso potencial de criação e

transformação inerente à sua capacidade cognitiva.

Pischetola (2016, p. 61) define o viés educativo do que

vem a ser a autoria:

Em suma, autoria em educação significa disponibi-

lidade para produzir, criar, questionar, e expressar-

4

Segundo Santaella (2010), a ubiquidade [...] designa a possibilidade de

compartilhamento de diversos espaços-tempos simultaneamente. [...] co-

municação móvel “quando a continuidade temporal do vínculo comunica-

cional é assimilada a uma plurilocalização instantânea” (SANTAELLA, 2010,

apud SANTOS; WEBER, 2013, p.288)