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2044

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

-se, além de iniciativa para propor práticas e cons-

truir conhecimento. [...] Ela acarreta a possibilidade

de modificação da forma e aspecto estético das

produções, e, ao mesmo tempo, uma transforma-

ção de seu conteúdo, permitindo aos professores

e alunos serem desbravadores de novas trilhas e

construtores de ambientes abertos e dinâmicos.

Tal realidade se amplia e se faz presente nos mais va-

riados espaços de produção social. Seguindo essa linha de

raciocínio, e compreendendo o homem como um ser essen-

cialmente social, é possível dizer que a construção e a pro-

moção da autoria do sujeito perpassa pelas suas relações

consigo e, muito especialmente, com seus pares.

De uma maneira amplamente subjetiva, o autor en-

tende-se ao criar sua obra. Os reflexos desse entendimento,

todavia, são perceptíveis no mundo objetivo, na prática, no

dia a dia.  Sacristán (2007, p. 09), ao tratar da escrita como

exercício de autoria, registra que “cada indivíduo escreve

seus textos de maneira idiossincrática, pois fazê-lo significa

um exercício de expressão da singularidade que cada um de

nós é.”

Machado (1999, p. 04) alerta sobre as possibilidades

de empoderamento que o exercício de autoria representa,

nesse caso, especificamente por meio da escrita, ao mesmo

tempo em que faz uma ressalva às habilidades da escola no

que se refere ao desenvolvimento do sujeito:

(...) uma compreensão multidimensional do campo

que denomino scriptológico, e da dimensão profun-

damente subjetiva e, ao mesmo tempo, social/cul-

tural/histórica /econômica da escrita e do escrever,

bem como, das implicações do seu exercício para o

sujeito e para a cultura, depreendendo dessa inter-

pretação, explicações para a inabilidade que a escola

tem demonstrado quando se trata de promover o

domínio e o usufruto dessa tecnologia tão simples,

tão onipresente - e tão poderosa quanto uma arma -

que é a escrita. (MACHADO, 1989, p. 34)

Não obstante, a instituição escolar persiste em manter

um paradigma conservador, em termos de comunicação e