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EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
-se, além de iniciativa para propor práticas e cons-
truir conhecimento. [...] Ela acarreta a possibilidade
de modificação da forma e aspecto estético das
produções, e, ao mesmo tempo, uma transforma-
ção de seu conteúdo, permitindo aos professores
e alunos serem desbravadores de novas trilhas e
construtores de ambientes abertos e dinâmicos.
Tal realidade se amplia e se faz presente nos mais va-
riados espaços de produção social. Seguindo essa linha de
raciocínio, e compreendendo o homem como um ser essen-
cialmente social, é possível dizer que a construção e a pro-
moção da autoria do sujeito perpassa pelas suas relações
consigo e, muito especialmente, com seus pares.
De uma maneira amplamente subjetiva, o autor en-
tende-se ao criar sua obra. Os reflexos desse entendimento,
todavia, são perceptíveis no mundo objetivo, na prática, no
dia a dia. Sacristán (2007, p. 09), ao tratar da escrita como
exercício de autoria, registra que “cada indivíduo escreve
seus textos de maneira idiossincrática, pois fazê-lo significa
um exercício de expressão da singularidade que cada um de
nós é.”
Machado (1999, p. 04) alerta sobre as possibilidades
de empoderamento que o exercício de autoria representa,
nesse caso, especificamente por meio da escrita, ao mesmo
tempo em que faz uma ressalva às habilidades da escola no
que se refere ao desenvolvimento do sujeito:
(...) uma compreensão multidimensional do campo
que denomino scriptológico, e da dimensão profun-
damente subjetiva e, ao mesmo tempo, social/cul-
tural/histórica /econômica da escrita e do escrever,
bem como, das implicações do seu exercício para o
sujeito e para a cultura, depreendendo dessa inter-
pretação, explicações para a inabilidade que a escola
tem demonstrado quando se trata de promover o
domínio e o usufruto dessa tecnologia tão simples,
tão onipresente - e tão poderosa quanto uma arma -
que é a escrita. (MACHADO, 1989, p. 34)
Não obstante, a instituição escolar persiste em manter
um paradigma conservador, em termos de comunicação e