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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2045

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

produção do conhecimento. De fato, há mais reprodução do

que produção. Há mais transmissão que construção de co-

nhecimento. Faltam ecossistemas comunicativos que possi-

bilitem a interação entre todos os sujeitos e a aprendizagem

seja compartilhada.

De acordo com Pischetola (2016, p. 60),

[...] não existe autor que crie sozinho. A sala de aula

ainda tende a reproduzir um modelo de comuni-

cação típico da mídia massiva, em que emissor e

receptor estão separados e têm papéis opostos que

dificilmente se invertem, em recombinações de au-

toria coletiva. Dadas as infinitas possibilidades que

as novas tecnologias nos oferecem, não é incom-

preensível a crescente intolerância que sentem os

jovens diante de um modelo educativo unilateral,

em que a autoria - quando existe - se expressa so-

mente no professor.

Por um tempo substancial, aprender esteve, até certo

ponto, atrelado ao conceito de reproduzir as palavras de ou-

tros, memorizar discursos e frases que não foram pensadas

por si, mas sim, de autoria de outras pessoas. Essa repro-

dução tanto serve em um nível concreto, no que se refere

às convenções sociais, ações e comportamentos, nos pro-

cessos de repetições de moldes atitudinais como também

serve, de maneira abstrata, para a reprodução de ideias.

Porém, já é possível perceber rumores de mudanças

nos espaços escolares:

Os pedagogos começam a compreender que a ta-

refa da escola contemporânea não consiste em dar

às crianças uma soma de fatos conhecidos, mas em

ensiná-las a orientar-se

independentemente

na in-

formação científica e em qualquer outra. Isto sig-

nifica que a escola deve ensinar os alunos a

pensar,

quer dizer, desenvolver ativamente neles os fun-

damentos do pensamento contemporâneo para o

qual é necessário organizar um ensino que impul-

sione o desenvolvimento. Chamemos esse ensino

de “desenvolvimental

”.

(DAVYDOV apud LIBÂNEO,

2003, p. 203)