Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2049 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2049 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2049

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

DAVYDOV, V. V.

Problemas do Ensino Desenvolvimental

- A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na

Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel

A. M. da Madeira Freitas. 1988.

FREIRE, P.

Extensão ou Comunicação?

Tradução de Rosis-

ca Darcy de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra,

1983

______.

A importância do ato de ler:

em três artigos que se

completam. 21. ed. São Paulo: Cortez, 1988.

______.

Pedagogia da autonomia

: saberes necessários à

prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich

Davydov: a escola e a formação do pensamento teóri-

co-científico.

Ensino desenvolvimental: vida, pensa-

mento e obra dos principais representantes russos.

Uberlândia: EDUFU, p. 315-350, 2013.

MACHADO, Ana Maria Netto.

Os Efeitos do Exercício do

Ato de Escrever.

Dissertação de Mestrado, defendida

em 1989. Mestrado de Educação da UFRGS.

PISCHETOLA, Magda.

Inclusão digital e educação:

A nova

cultura da sala de aula. Petrópolis:Vozes; Rio de Janei-

ro: Editora PUC-Rio, 2016.

SACRISTÁN, José Gimeno.

A educação que ainda é possí-

vel:

ensaios sobre uma cultura para a educação. Tra-

dução, Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.

SANTOS, Edméia;WEBER, Aline.

Educação e cibercultura:

aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didá-

tica. Rev. Diálogo Educ., v. 13, n. 38, p. 285-303, Curiti-

ba, jan./abr. 2013

SARTORI, Ademilde Silveira.

Educomunicação e sua rela-

ção com a escola

: a promoção de ecossistemas co-

municativos e a aprendizagem distraída. Revista Co-

municação, Mídia e Consumo. v. 7, n. 19, p. 33-48. São

Paulo, jul. 2010.