XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2049
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
DAVYDOV, V. V.
Problemas do Ensino Desenvolvimental
- A Experiência da Pesquisa Teórica e Experimental na
Psicologia. Tradução de José Carlos Libâneo e Raquel
A. M. da Madeira Freitas. 1988.
FREIRE, P.
Extensão ou Comunicação?
Tradução de Rosis-
ca Darcy de Oliveira. 8. ed. Rio de Janeiro:Paz e Terra,
1983
______.
A importância do ato de ler:
em três artigos que se
completam. 21. ed. São Paulo: Cortez, 1988.
______.
Pedagogia da autonomia
: saberes necessários à
prática educativa. 35. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.
LIBÂNEO, J. C.; FREITAS, R. A. M. M. Vasily Vasilyevich
Davydov: a escola e a formação do pensamento teóri-
co-científico.
Ensino desenvolvimental: vida, pensa-
mento e obra dos principais representantes russos.
Uberlândia: EDUFU, p. 315-350, 2013.
MACHADO, Ana Maria Netto.
Os Efeitos do Exercício do
Ato de Escrever.
Dissertação de Mestrado, defendida
em 1989. Mestrado de Educação da UFRGS.
PISCHETOLA, Magda.
Inclusão digital e educação:
A nova
cultura da sala de aula. Petrópolis:Vozes; Rio de Janei-
ro: Editora PUC-Rio, 2016.
SACRISTÁN, José Gimeno.
A educação que ainda é possí-
vel:
ensaios sobre uma cultura para a educação. Tra-
dução, Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTOS, Edméia;WEBER, Aline.
Educação e cibercultura:
aprendizagem ubíqua no currículo da disciplina didá-
tica. Rev. Diálogo Educ., v. 13, n. 38, p. 285-303, Curiti-
ba, jan./abr. 2013
SARTORI, Ademilde Silveira.
Educomunicação e sua rela-
ção com a escola
: a promoção de ecossistemas co-
municativos e a aprendizagem distraída. Revista Co-
municação, Mídia e Consumo. v. 7, n. 19, p. 33-48. São
Paulo, jul. 2010.