2054
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
pular e alternativa. Esta é, inclusive, uma das perspectivas
da Educomunicação: envolver crianças, adolescentes e jo-
vens em produção de mídia, experiência que proporciona
sua livre expressão e canal de comunicação alternativo e de
transmissão de informação entre pares, ou seja, “de jovem
para jovem”, mantendo-se a legítima identidade jovem, uma
vez que os próprios jovens estão envolvidos no processo de
produção de conteúdos, valendo-se de sua própria lingua-
gem e espontaneidade para se comunicarem com outros
jovens, por meio das mídias, a fim de sensibilizá-los para
os debates que acompanham nos espaços de discussão em
que estão presentes como comunicadores.
Esses jovens produziam, nesses lugares, uma série de
notícias publicadas em tempo real em blogs criados, cada
qual dirigido especificamente para ser o espaço de publica-
ção de matérias sobre determinado evento.
A metodologia educativa do projeto Agência Jovem
de Notícias estrutura-se em três eixos principais: formação,
mobilização e produção. O primeiro dá base para que os
adolescentes participantes do processo conheçam as téc-
nicas de produção de conteúdos em mídias, utilizando-as
como ferramenta de mobilização social. Na formação, ainda,
os jovens são levados a debater sobre questões sociais e a
expressar o que pensam a respeito, contando com a media-
ção de educomunicadores.
Dessa maneira, ao cobrir eventos que discutam ques-
tões relacionadas aos direitos humanos, os adolescentes
preparam-se para a ocasião, inicialmente sensibilizando-se
para o seu tema e também traçando estratégias de como
reportá-lo a outros adolescentes por meio de textos, vídeos,
áudios, fotografias e mídias artesanais, que não apenas in-
formem, mas principalmente mobilizem outros jovens para
a questão. Além da formação presencial e das coberturas
colaborativas, denominadas “coberturas educomunicativas”
pela organização, uma vez que fazem parte de um processo
de Educomunicação, o projeto contempla a criação de Nú-
cleos de Educomunicação Comunitária (NECs).