2052
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
no ambiente escolar e não escolar. Os educadores e educan-
dos passam a ser coprodutores de conteúdos midiáticos. As
crianças e jovens não processam mais as informações como
as gerações passadas. Podem manipular várias informações
ao mesmo tempo (Serres, 2015).
“A educação é comunicação, é diálogo, na medida em
que não é transferência de saber, mas um encontro de sujei-
tos interlocutores que buscam a significação do significado”
(FREIRE
apud
CITELLI, 2011, p. 64). Essa frase de Paulo Freire
demonstra o quanto educação e comunicação estão pró-
ximas se atribuímos a essas áreas sentidos diferentes dos
comumente associados a ambas. A escola, no senso comum,
simboliza educação; enquanto que os meios de comunica-
ção de massa ainda representam, no imaginário coletivo, o
entendimento do que é comunicação.
No entanto, Freire nos coloca diante de um novo pa-
radigma, que aproxima os dois conceitos, tornando-os pra-
ticamente irmãos, uma vez que possuem o propósito de
expansão das possibilidades humanas a partir da interação,
do encontro, entre sujeitos a partir da troca entre eles, do
diálogo. A educação popular procura envolver indivíduos
em vivências educativas que formem para além dos conteú-
dos escolares. Trata-se de uma proposta de educação para a
cidadania, em que o estímulo à reflexão sobre a realidade é
indispensável. E a promoção do diálogo é, portanto, o mé-
todo mais adequado.
Em outras palavras, é possível afirmar, a partir de Frei-
re, que a educação popular é uma educação comunicativa.
No entanto, desde o final da década de 1990, algumas prá-
ticas no contexto da educação popular se diferenciam por
potencializarem seu aspecto comunicativo, aproximando-se
também da comunicação comunitária e popular. A esse tipo
de iniciativa, cunhou-se o termo Educomunicação.
No Brasil, o termo Educomunicação é recente, ata de
1999, cunhado pelo Prof. Dr. Ismar de Oliveira Soares, coor-
denador do Núcleo de Comunicação e Educação da Univer-
sidade de São Paulo (NCE/USP), pioneiro na identificação de