Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2051 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2051 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2051

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

RELATO DE EXPERIÊNCIA:

EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁXIS PARA

UMA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Evelin de Oliveira Haslinger

1

Pretende-se neste ensaio relatar a experiência da pes-

quisa de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educa-

ção Popular e Gestão de Movimentos Sociais do Instituto de

Desenvolvimento Social Brava Gente e Faculdades Alterna-

tivas de Santo Augusto (FAISA), concluída em 2014. O tra-

balho intitulado “Educomunicação: educação comunicativa

para a transformação social” efetivou discutir epistemolo-

gicamente o conceito de educomunicação, paradigma da

interface comunicação/educação, o qual visa promover a

transformação social a partir de práticas dialógicas e midiá-

ticas em contextos de formação humana, correlacionando-a

às práticas de educação popular. O texto apresenta a ex-

periência do projeto Agência Jovem de Notícias enquanto

prática educomunicativa.

Diante disto tornam-se necessárias algumas discus-

sões para maior compreensão desta proposta. A comuni-

cação vem se tornando uma questão relevante para a so-

ciedade, passando a ser também relevante para a educação

a partir dos fins do século XIX (BRAGA; CALAZANS, 2001).

Nas primeiras décadas do século XX, é possível localizar o

surgimento de preocupações mais decisivas envolvendo as

interfaces educação e comunicação.

No contexto atual, diante do fenômeno da midiatiza-

ção da sociedade, torna-se essencial pautar a comunicação

1

Mestranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação

em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Pós-Graduada em Educação Po-

pular e Movimentos Sociais pelo Instituto de Desenvolvimento Social Brava

Gente e Faculdades Alternativas de Santo Augusto (FAISA). Graduada em

Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Diretora Cultural da

Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação

(ABPEducom) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação

e Educação da Universidade de São Paulo (ECA/NCE/USP). E-mail:

evelin. has@gmail.com