XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2051
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
RELATO DE EXPERIÊNCIA:
EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁXIS PARA
UMA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Evelin de Oliveira Haslinger
1
Pretende-se neste ensaio relatar a experiência da pes-
quisa de conclusão do curso de Pós-Graduação em Educa-
ção Popular e Gestão de Movimentos Sociais do Instituto de
Desenvolvimento Social Brava Gente e Faculdades Alterna-
tivas de Santo Augusto (FAISA), concluída em 2014. O tra-
balho intitulado “Educomunicação: educação comunicativa
para a transformação social” efetivou discutir epistemolo-
gicamente o conceito de educomunicação, paradigma da
interface comunicação/educação, o qual visa promover a
transformação social a partir de práticas dialógicas e midiá-
ticas em contextos de formação humana, correlacionando-a
às práticas de educação popular. O texto apresenta a ex-
periência do projeto Agência Jovem de Notícias enquanto
prática educomunicativa.
Diante disto tornam-se necessárias algumas discus-
sões para maior compreensão desta proposta. A comuni-
cação vem se tornando uma questão relevante para a so-
ciedade, passando a ser também relevante para a educação
a partir dos fins do século XIX (BRAGA; CALAZANS, 2001).
Nas primeiras décadas do século XX, é possível localizar o
surgimento de preocupações mais decisivas envolvendo as
interfaces educação e comunicação.
No contexto atual, diante do fenômeno da midiatiza-
ção da sociedade, torna-se essencial pautar a comunicação
1
Mestranda em Ciências da Comunicação no Programa de Pós-Graduação
em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Pós-Graduada em Educação Po-
pular e Movimentos Sociais pelo Instituto de Desenvolvimento Social Brava
Gente e Faculdades Alternativas de Santo Augusto (FAISA). Graduada em
Pedagogia pelo Centro Universitário Metodista (IPA). Diretora Cultural da
Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais de Educomunicação
(ABPEducom) e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Comunicação
e Educação da Universidade de São Paulo (ECA/NCE/USP). E-mail:
evelin. has@gmail.com