Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2053 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2053 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2053

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

um campo específico presente, especialmente, em iniciati-

vas da sociedade civil organizada voltadas para a formação

humana, sobretudo de crianças, adolescentes e jovens.

As práticas educomunicativas caracterizam-se por um

processo construído entre educadores e educandos a fim

de estabelecer a participação democrática de todos os seus

envolvidos. Isto porque a educomunicação se propõe como

uma alternativa à educação bancária, conceito de Paulo Frei-

re (2011), que critica a escola por basear suas práticas con-

teudistas, em vez de priorizar a relação, a troca, o diálogo e

a desconstrução e o debate acerca dos valores sociais hege-

mônicos. A isso, Freire chama de “educação bancária”.

No âmbito do terceiro setor, uma organização social

de São Paulo promove, há três anos, um processo de forma-

ção voltado à educação para a cidadania e direitos humanos

fundamentado em práticas comunicativas. O projeto Agên-

cia Jovem de Notícias, da Viração Educomunicação, propõe

formar adolescentes de 15 a 18 anos em comunicação, hu-

manidades e cidadania.  

Realizadora do projeto, a ONG Viração Educomuni-

cação, atua desde 2003 na promoção do direito humano à

comunicação de adolescentes e jovens. Seu projeto inicial, a

Revista Viração, idealizada pelo Jornalista Amigo da Criança

Paulo Lima, atual diretor executivo da organização, tem o

propósito de ser um espaço de livre expressão de jovens

brasileiros, que pautam questões relacionadas aos direitos

humanos da juventude.

Em espaços formais de discussão – como conferên-

cias, seminários e fóruns – em que a fala do adulto é he-

gemônica, jovens integrantes da Rede Virajovem tomavam

parte dos debates exercendo o papel de comunicadores, re-

portando, para outros jovens, em textos de caráter jornalís-

tico, os acontecimentos de eventos relacionados à realidade

dos jovens brasileiros, aos direitos humanos, comunicação,

educação, entre outros temas.  

Essa experiência é pioneira na cobertura jovem cola-

borativa de eventos, aproximando-se da comunicação po-