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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2055

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

Dessa maneira, percebe-se que a experiência da Agên-

cia Jovem de Notícias, que compreende formação presencial

em comunicação e direitos humanos, bem como atuação em

rede com entidades, coletivos e redes que comungam dos

ideais da educação e comunicação transformadoras, trans-

cende a intenção de transformação comunitária. Pretende

promover ainda o intercâmbio entre diferentes realidades

juvenis por meio da prática comunicativa, possibilitada pela

internet.

Em conclusão, a educomunicação é um paradigma

que atualiza as práticas de educação popular, reforçando a

educação enquanto prática comunicativa, dialógica, portan-

to, em que os envolvidos em um processo de formação hu-

mana interagem de forma horizontal e democrática. Quan-

do possível, faz da mídia um instrumento educativo, que

promove a participação e o direito à expressão de crianças

e adolescentes.

Observa-se maior aplicação deste paradigma na edu-

cação popular em razão da proposta desta de promover uma

efetiva educação transformadora, cidadã, que estimule o sen-

so crítico e a reflexão acerca da realidade, o que nem sempre

é possível no contexto da educação formal, ainda bancária

nos dias atuais, mesmo com as diferentes possibilidades de

interação que as novas mídias e a internet proporcionam.

A experiência do projeto Agência Jovem de Notícias,

da ONG Viração Educomunicação, demonstra que o uso

das mídias como instrumento pedagógico aproxima o jo-

vem de diferentes discursos e realidades, promovendo sua

participação em diferentes contextos, o que possibilita a

transformação social, uma vez que o senso crítico e a refle-

xão sobre questões sociais são orientadas a partir da práti-

ca da comunicação.  

REFERÊNCIAS

BRAGA, José Luiz e CALAZANS, Maria Regina.

Comunicação

e Educação - Questões delicadas na interface.

Hac-

ker Editores, São Paulo, 2001.