XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2055
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
Dessa maneira, percebe-se que a experiência da Agên-
cia Jovem de Notícias, que compreende formação presencial
em comunicação e direitos humanos, bem como atuação em
rede com entidades, coletivos e redes que comungam dos
ideais da educação e comunicação transformadoras, trans-
cende a intenção de transformação comunitária. Pretende
promover ainda o intercâmbio entre diferentes realidades
juvenis por meio da prática comunicativa, possibilitada pela
internet.
Em conclusão, a educomunicação é um paradigma
que atualiza as práticas de educação popular, reforçando a
educação enquanto prática comunicativa, dialógica, portan-
to, em que os envolvidos em um processo de formação hu-
mana interagem de forma horizontal e democrática. Quan-
do possível, faz da mídia um instrumento educativo, que
promove a participação e o direito à expressão de crianças
e adolescentes.
Observa-se maior aplicação deste paradigma na edu-
cação popular em razão da proposta desta de promover uma
efetiva educação transformadora, cidadã, que estimule o sen-
so crítico e a reflexão acerca da realidade, o que nem sempre
é possível no contexto da educação formal, ainda bancária
nos dias atuais, mesmo com as diferentes possibilidades de
interação que as novas mídias e a internet proporcionam.
A experiência do projeto Agência Jovem de Notícias,
da ONG Viração Educomunicação, demonstra que o uso
das mídias como instrumento pedagógico aproxima o jo-
vem de diferentes discursos e realidades, promovendo sua
participação em diferentes contextos, o que possibilita a
transformação social, uma vez que o senso crítico e a refle-
xão sobre questões sociais são orientadas a partir da práti-
ca da comunicação.
REFERÊNCIAS
BRAGA, José Luiz e CALAZANS, Maria Regina.
Comunicação
e Educação - Questões delicadas na interface.
Hac-
ker Editores, São Paulo, 2001.