XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2061
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
Já a palavra
pedagogia
vem do grego e significa ‘con-
dução da criança’, ou seja, ela conduz, orienta a aprendiza-
gem. Assim, as
práticas pedagógicas de saúde
tratam do mé-
todo teórico, somado aos conhecimentos práticos do edu-
cador, que será utilizado para ampliar a educação. Portanto,
a educação em saúde e as práticas pedagógicas de saúde se
completam (CECCIM; FERLA, 2009; TOZETTO; GOMES, 2009)
e precisamos que esses dois dispositivos andem juntos para
que você consiga aprender de forma fácil e correta.
As práticas pedagógicas de saúde nas escolas têm
sido, durante anos, praticadas sem um programa ou uma
base de âmbito federal que evidenciasse a importância des-
sas práticas e a sistematização das mesmas. Além disso, há
necessidade de uma união intersetorial, em prol de que
em todos os estados brasileiros realizem-se, pelo menos, o
que se constitui como ‘básico’ a ser aplicado e ensinado em
questões de saúde às crianças.
Pensando nisso, em 2007, o Presidente da República
Luiz Inácio Lula da Silva criou o PSE, um programa que uniu
a saúde e a educação (BRASIL, 2007).
Sabe Bruno, apesar da Prefeitura e do Estado não in-
vestirem o quanto deveriam na saúde e na educação de vo-
cês, as nossas crianças, nosso futuro, aí na escola que você
frequenta, eu vi que as coisas podem ser diferentes. Mesmo
com a falta de recursos e com a vulnerabilidade da região,
as equipes da saúde e da educação vêm fazendo de tudo o
possível para que vocês cresçam e se desenvolvam da me-
lhor forma e isso tem se mostrado como “dando certo”.
O vínculo entre os profissionais da escola e da ESF é
forte, várias vezes, presenciei na unidade de saúde, o enfer-
meiro telefonando para saber sobre os seus colegas e a sua
professora ligando para tirar algumas dúvidas ou pedir para
que nossa equipe fosse lá.
A educação autêntica, repitamos, não se faz de ‘’A’’
para ‘’B’’ ou de ‘’A’’ sobre ‘’B’’, mas de ‘’A’’ com ‘’B’’,
medializados pelo mundo. Mundo que impressio-
na e desafia a uns e a outros, originando visões ou
pontos de vista sobre ele. Visões impregnadas de