2062
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
anseios, de dúvidas, de esperanças ou desesperan-
ças que implicitam temas significativos, à base dos
quais se constituirá o conteúdo programático da
educação. (FREIRE, 1987)
Menino, eu ainda estou pesquisando para ver o que
acontece de ‘diferente’ na tua escola. No final do ano, eu
termino essa pesquisa e, com ela, eu volto para a comunida-
de para dar um retorno, comentar sobre as reflexões e ideias
que eu estudei e apresentar às professoras, aos profissionais
de saúde e à sua comunidade muitas sugestões para melho-
rar ainda mais todo esse ensino, que já é muito bom.
Mais coisas, eu sei, que vamos poder conversar com
você e com seus colegas.
E, antes que eu me esqueça, perdoa-me porque lhe
chamei de Bruno, viu. Eu sei que o seu nome não é esse,
mas a “ciência” exige que a gente quando faz pesquisa não
identifique os ditos “sujeitos” desses estudos, que chamam
de ‘científicos’.
Até breve, menino.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Ministério da Educação.
Programa de Saúde na Es-
cola
. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007.
Disponível em:
<http://portal.mec.gov.br/expansao -da-rede-federal/194-secretarias-112877938/secad -educacao-continuada-223369541/14578-programa -saude-nas-escolas>. Acesso em: 28 março 2018.
CECCIM, Ricardo Burg; FERLA, Alcindo Antônio. Educação e
saúde: ensino e cidadania como travessia de frontei-
ras.
Trabalho Educação Saúde
, Rio de Janeiro, v. 6, n.
3, p. 443-456, fev. 2009. Disponível em:
<http://www. revista.epsjv.fiocruz.br/upload/revistas/r219.pdf>.
Acesso em: 25 março 2018.
FREIRE, Paulo. A dialogicidade - essência da educação como
prática da liberdade In: _____.
Pedagogia do Oprimi-
do
. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.