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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
terizado e firmado a compreensão de que as categorias da
enfermagem como profissão a exercem com “a ciência e a
‘arte’ de cuidar o ser humano” (NIGHTGALE, 2006).
Este trabalho tem o
objetivo
de acentuar a relevância
do desempenho dos profissionais da educação e da saúde,
quando conseguem conferir aos seus trabalhos cotidianos,
esforços e condições adequadas para que as pessoas a eles
ligadas usufruam de ‘saúde’ e da ‘educação’. Melhor, ainda,
quando elas foram voltadas à assegurá-las a ‘cidadania’.
Trata-se, portanto, de uma reflexão crítica promovida
à procura de condições para estudar e dialogar à luz dos
ensinamentos das obras de Paulo Freire e da teoria freireana
por extensão. Entendemos que esse legado propicia apren-
der, sistematizar, discutir e problematizar o que sejam essas
práticas educativas e ações de saúde apropriadas na inten-
ção de promover a cidadania a todas as pessoas da socieda-
de onde se vive e trabalha.
Como
metodologia
, valemo-nos da “dialética, sob o
foco da contraposição e da contradição de ideias com o fito
de criar uma independência de pensamentos” articulando-
-se conhecimentos e experiências para analisar vivências do
que seja educação, do significado de cidadania e da práxis
em saúde (LUFT, 2016).
A relevância da pedagogia crítica para nós, em pro-
cesso de formação acadêmica de uma universidade pública,
está situada na possibilidade de que os papéis da cidadania
possam ser transformados na qualidade de sujeitos indivi-
duais e coletivos mais humanizados, libertos e politizados,
exercitando habilidades e atitudes contra a opressão, a do-
minação e o escravismo, inclusive, intelectual. Valemo-nos
de Freire (2002, p. 38) ao afirmar que “a educação é uma
forma de intervenção no mundo”.
QUAL SAÚDE? QUAL EDUCAÇÃO? PARA QUAL
CIDADANIA?
Nesta
análise
recorremos à Freire (2000) que, portan-
to há quase duas décadas, denunciava uma nuvem cinzenta