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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
experiências e saberes com o educador, de modo semelhan-
te como o profissional deve fazer o intercâmbio com a sua
comunidade.
Esse constante desenvolvimento e aprendizado ado-
tam vários princípios freireanos na formação da reflexão
crítica e do pensamento problematizador, seja em relação
à sociedade e ao que é imposto e ao que se aplica em ins-
tituições ainda com modelos e concepções de uma didática
alienada, alienadora e obsoleta. Nas universidades e demais
instituições de ensino, isso vale para os processos do ensino,
das pesquisas e da extensão.
Paulo Freire (1985), em seu livro Extensão ou Comuni-
cação, quis clarear e desmistificar o termo extensão. No con-
texto academicista da palavra
extensão
, quantas vezes, aca-
dêmicos e professores partiram como detentores do saber e
‘destacados’ entendedores da ação extensionista universitária
com meros discursos formais de nos aproximarmos da co-
munidade externa à academia e “levando” até esses sujeitos
tudo que “achamos” que eles “precisam” e “necessitam” para
‘educar’ o seu modo de pensar e para que os seus estilos de
vida cheguem o mais próximo possível dos nossos mundos
ou daqueles que decidimos devam ser adequados a eles?
A partir das análises problematizadas por Freire, so-
mos convidados a refletir sobre as atividades extensionistas
hoje presentes nos nossos contextos acadêmicos. A palavra
‘contexto’, como ensinou Freire (1985, p.13), “de acordo com
o contexto em que está presente” e segundo os muitos ar-
tifícios e posicionamentos do dito ‘extensionista’ em ação,
denúncia grave ao se ‘coisificar’ as pessoas.
...transformando o homem em quase “coisa”, o
negam como um ser de transformação do mun-
do. Além de negar, como veremos, a formação e a
constituição do conhecimento autênticos. Além de
negar a ação e a reflexão verdadeiras àqueles que
são objetos de tais ações. (FREIRE, 1985, p. 13).
Salientamos que há ações extensionistas universitá-
rias que possuem um caráter educativo, porém o sentido,