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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
ciências e os demais saberes, é um passo tão importante
quanto pensar, planejar ações e promover debates de escla-
recimento dos fenômenos da sociedade.
Há necessidade de tornarmos, a prática com a comu-
nidade popular e seus coletivos, uma vivência de suma im-
portância para uma formação acadêmica transformadora da
realidade social, não ignorando que sejamos educandos e
educadores e os membros das comunidades sejam nossos
educadores também, nossos e dos nossos professores.
É através de relações dialéticas com a realidade que
iremos discutir a educação como um processo para a cons-
tante libertação do ser humano, sem o excluir do mundo
- somente o enaltecendo por sua consciência - bem como,
de não excluir o mundo dele, sendo incapaz de exercer sua
ação transformadora sobre esse
(FREIRE, 1985).
O processo de transformação do mundo através do
indivíduo se torna dinâmico e recíproco, pois, ao mudar o
mundo, o indivíduo acaba por mudar a si próprio, visto que é
um processo histórico e cultural sendo construído constante-
mente. Esta é a “obra de arte” necessária com a qual devemos
estar comprometidos e comprometidas, individual e coletiva-
mente. Assim, estaremos avançando no rumo de um mundo
melhor, com educação, com saúde e com cidadania.
De acordo com Freire (1985), a educação para ser ver-
dadeiramente humanista, tem que ser libertadora. Portanto,
a educação não pode seguir um caminho de alienação e
manipulação do indivíduo. Logo, destaca como preocupa-
ção básica o aprofundamento da tomada de consciência,
operando os indivíduos enquanto agem e trabalham. Á luz
das reflexões e análises desse, podemos definir ou então su-
por, que para tomarmos consciência necessitamos nos de-
frontarmos com o mundo e suas realidades, que a tomada
de consciência não se dá isoladamente.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo.
Educação como prática de liberdade
. 36.
ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 180 p.