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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

ciências e os demais saberes, é um passo tão importante

quanto pensar, planejar ações e promover debates de escla-

recimento dos fenômenos da sociedade.

Há necessidade de tornarmos, a prática com a comu-

nidade popular e seus coletivos, uma vivência de suma im-

portância para uma formação acadêmica transformadora da

realidade social, não ignorando que sejamos educandos e

educadores e os membros das comunidades sejam nossos

educadores também, nossos e dos nossos professores.

É através de relações dialéticas com a realidade que

iremos discutir a educação como um processo para a cons-

tante libertação do ser humano, sem o excluir do mundo

- somente o enaltecendo por sua consciência - bem como,

de não excluir o mundo dele, sendo incapaz de exercer sua

ação transformadora sobre esse

(FREIRE, 1985).

O processo de transformação do mundo através do

indivíduo se torna dinâmico e recíproco, pois, ao mudar o

mundo, o indivíduo acaba por mudar a si próprio, visto que é

um processo histórico e cultural sendo construído constante-

mente. Esta é a “obra de arte” necessária com a qual devemos

estar comprometidos e comprometidas, individual e coletiva-

mente. Assim, estaremos avançando no rumo de um mundo

melhor, com educação, com saúde e com cidadania.

De acordo com Freire (1985), a educação para ser ver-

dadeiramente humanista, tem que ser libertadora. Portanto,

a educação não pode seguir um caminho de alienação e

manipulação do indivíduo. Logo, destaca como preocupa-

ção básica o aprofundamento da tomada de consciência,

operando os indivíduos enquanto agem e trabalham. Á luz

das reflexões e análises desse, podemos definir ou então su-

por, que para tomarmos consciência necessitamos nos de-

frontarmos com o mundo e suas realidades, que a tomada

de consciência não se dá isoladamente.

REFERÊNCIAS:

FREIRE, Paulo.

Educação como prática de liberdade

. 36.

ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. 180 p.