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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
trabalham na região metropolitana de Porto Alegre/RS, as
profissionais trabalham em cidades diferentes, neste sen-
tido, estão inseridas em contextos diferentes, mas que ao
mesmo tempo, carregam diversidades e potencialidades.
Conforme um estudo do Conselho Federal de Psicolo-
gia, nove em cada dez profissionais da psicologia são mu-
lheres, portanto, consideramos justo, que, ao nos referirmos
durante o texto às psicólogas usaremos a palavra no gê-
nero feminino. A importância de nos posicionarmos dessa
maneira está em acreditar em uma psicologia que quebra
paradigmas, se aproxima da realidade social e não se cala
diante da repressão.
Neste sentido, pensar uma psicologia para a formação
para a cidadania é, também, ampliar a clínica do cuidado.
No decorrer do trabalho percebemos que as psicólogas en-
trevistadas direcionam seu trabalho para a promoção de di-
reitos e cuidado com a vida, assim como apontam os limites
e as potencialidades do trabalho desenvolvido no SUAS.
REFERENCIAL TEÓRICO
A história da assistência social no Brasil é marca-
da pelo assistencialismo, no qual Koga (2006 p. 50) define
como uma forma
naturalizada das relações hierárquicas en-
tre quem dá e quem recebe a ajuda, o favor, a assistência
. O
reconhecimento da assistência social como política pública
de direitos e não contributiva se institui pela Constituição
Brasileira de 1988, neste momento a assistência social passa
a ser entendida como Política de Proteção Social. No decor-
rer, a promoção da cidadania é marcada pela aprovação da
Lei Orgânica de Assistência Social – LOAS, em 1993, que no
seu artigo primeiro reconhece a assistência social como
direito do cidadão e dever do Estado, sendo Política
de Seguridade Social não contributiva, que provê
os mínimos sociais, realizada através de um con-
junto integrado de ações de iniciativa pública e da
sociedade, para garantir o atendimento às necessi-
dades básicas. (BRASIL, 1993 art. 1)