XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2077
EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
A PSICOLOGIA E A PROTEÇÃO SOCIAL
BÁSICA: PERCEPÇÕES, LIMITES E DESAFIOS
NA FORMAÇÃO PARA CIDADANIA
Francine Nunes Pereira
1
Luise Toledo Kern
2
INTRODUÇÃO
A inserção da psicologia no Sistema Único de Assis-
tência Social (SUAS) convoca as profissionais a repensar seu
trabalho e as estratégias de cuidado. Acreditamos que a di-
mensão do cuidado está inserida em um movimento ético
e político de entender o sujeito em seus desejos e direitos.
É neste sentido que nos perguntamos: Qual o papel da psi-
cologia no Sistema Único de Assistência Social? Quais são
as possibilidades e desafios para o trabalho da psicologia
na Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência
Social? Como é desenvolvida a formação para a cidadania
na Proteção Social Básica do SUAS?
Este trabalho foi desenvolvido por acadêmicas do Cur-
so de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos –
Unisinos, as quais participaram da atividade acadêmica Pro-
jeto de Pesquisa, no ano de 2016. Trata-se de um estudo de
cunho qualitativo com o objetivo de compreender o papel
e as percepções das psicólogas que trabalham na proteção
básica do SUAS – Centro de Referência de Assistência Social
(CRAS), frente a formação para a cidadania. Foram realiza-
das entrevistas semiestruturadas com duas psicólogas que
1
Acadêmica do Curso de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos
Sinos – Unisinos. Bolsista de Iniciação Científica – UNIBIC – no Grupo de
Pesquisa EDUCAÇÃO, TRABALHO ASSOCIADO E (DES)COLONIALIDADE:
estudo das experiências do Centro de Formação em Economia Solidária
da região sul do Brasil coordenado pelo Prof. Dr. Telmo Adams, no Pro-
grama de Pós-Graduação em Educação da Unisinos. E-mail para contato:
francinp@gmail.com2
Acadêmica do Curso de Psicologia na Universidade do Vale do Rio dos
Sinos – Unisinos. E-mail para contato:
luisetkern@gmail.com