Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2070 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2070 / 2428 Next Page
Page Background

2070

EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

Epistemologicamente, o objeto inerente à cidadania

no cenário sociocoletivo, abrange uma gama de assuntos e

esses atingem bifurcações. Assim, usufruir o direito à cida-

dania é sinônimo de participação social ativa e comprometi-

da, caso contrário tal será apenas um desdobramento futuro

que o sujeito contemporâneo não terá a oportunidade de

desfrutar. Em função disso, a liberdade como uma prática de

direitos e deveres do homem, pode ser considerada um me-

canismo para a emancipação do pensamento humano, uma

autonomia do ser, que nos eleva de simples indivíduos para

verdadeiros cidadãos de um circulo sociocultural. A análise

do fenômeno cidadania sob esse prisma levanta questões

defronte aos formatos rígidos e conservadores ao qual uma

população encara seu papel na sociedade.

“A democratização da cultura”, disse certa vez um

desses anônimos mestres analfabetos, “tem de partir

do que somos e do que fazemos como povo. Não

do que pensem e queiram alguns para nós.” Além

desses debates a propósito da cultura e de sua de-

mocratização, analisava-se o funcionamento de um

Círculo de Cultura, seu sentido dinâmico, a força

criadora do diálogo, o aclaramento das consciências

(...) Só assim a alfabetização cobra sentido. É a con-

seqüência de uma reflexão que o homem começa a

fazer sobre sua própria capacidade de refletir. Sobre

sua posição no mundo. Sobre o mundo mesmo. So-

bre seu trabalho. Sobre seu poder de transformar o

mundo. Sobre o encontro das consciências. Reflexão

sobre a própria alfabetização, que deixa assim de ser

algo externo ao homem, para ser dele mesmo. Para

sair de dentro de si, em relação com o mundo, como

uma criação (FREIRE, 2014, p. 180).

A obra “Pedagogia do Oprimido” tornou-se para mui-

tos educadores à base do legado de Paulo Freire à socieda-

de. Indivíduos desfavorecidos nos âmbitos cultural, social,

econômico e educacional só poderão libertar-se da escu-

ridão opressora através da efetiva prática dialética. Assim,

o movimento ideológico introduz a educação como prática

integradora e popular, independente da classe econômica,