XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
com perspectiva de abrangência a públicos de diferentes
faixas etárias. Tornando então, o indivíduo alguém que pos-
sui direitos sociais e deveres iguais com os demais desfavo-
recidos da sociedade.
Segundo Freire (1998, p.17):
Quem, melhor que os oprimidos, se encontrará pre-
parado para entender o significado terrível de uma
sociedade opressora? Quem sentirá, melhor que
eles, os efeitos da opressão? Quem, mais que eles,
para ir compreendendo a necessidade da liberta-
ção? Libertação a que não chegarão pelo acaso,
mas pela práxis² de sua busca; pelo conhecimento
e reconhecimento da necessidade de lutar por ela.
Luta que, pela finalidade que lhe derem os oprimi-
dos, será um ato de amor, com o qual se oporão ao
desamor contido na violência dos opressores, até
mesmo quando esta se revista da falsa generosida-
de referida.
A TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE É POSSÍVEL!
Tanto para a cidadania, para a educação e para a saú-
de, como nas demais áreas do convívio humano, o
resul-
tado
esperado é o de que, embora a completude do ser
humano à transformação da realidade é possível. O proces-
so educacional brasileiro vigente, muitas vezes se torna pas-
sivo, ou seja, onde há um agente portador da sabedoria e
um receptor, sendo esse último ignorado em sua essência e
saber. Esse é um processo que se prolonga demasiadamen-
te, mas não significa que não seja discutido no contexto das
instituições e da sociedade.
Evidenciar que os saberes técnico-científicos precisam
ser ampliados e integrados à realidade dos saberes popula-
res contribui, fortemente, para refletirmos e analisarmos o
ensino, pesquisa, a extensão, a comunicação e o que temos
feito diante das nossas formações como futuros profissio-
nais. Participarmos de um ensino e de pesquisas que tradu-
zam um modelo de formação voltado para as necessidades
sociais vigentes, com uma comunicação dialógica entre as