XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 13 – PAULO FREIRE: EDUCAÇÃO, SAÚDE E CIDADANIA
ao redor das gerações com uma ideologia que destrói a uto-
pia, tornando a educação como puramente científica.
A saúde atingiu a tal grau de especialidade e tecnolo-
gização que o conhecimento científico sobrepõe os demais
componentes da atividade dos profissionais das diferentes
áreas. Paixão (2017) comenta, criticamente, que na área da
saúde “estamos tão especializados a ponto do ‘especialista
para o dedo mínimo do pé direito quase não ser o mesmo
que atende ao pé esquerdo’, tantas são as alternativas de
especialidades”. Tal ideologia acaba destruindo sonhos e
consequentemente esperanças, como Freire alertou ao lon-
go de toda a sua obra.
O educador advertia:
A matriz da esperança é a mesma da educabilidade
do ser humano: o inacabamento de seu ser de que
se tornou consciente. Seria uma agressiva contradi-
ção se, inacabado e consciente do inacabamento,
o ser humano não se inserisse num permanente
processo de esperançosa busca. Este processo é a
educação. (FREIRE, 2002, p.51).
Estar em contato com a realidade da população e com
seus saberes ainda é algo extremamente difícil em nossos
currículos da formação dos recursos humanos em educa-
ção, para a saúde e as demais áreas profissionais. Zitkoski
(2017) é mais contundente ao argumentar que, falamos em
universalidade, equidade e na importância da interdiscipli-
naridade, porém, permanecemos com dificuldades de dialo-
gar com as demais áreas do conhecimento e com os outros
saberes, formando-nos sob um perfil que ele chama de “ig-
norante especializado”.
A educação libertadora trazida por Freire acredita e
incentiva todas as pessoas a comportarem-se como edu-
cadores-educandos e educandos-educadores, praticando
uma didática libertadora, co-participativa, humanizada e
problematizadora. Assim, o professor não reproduz o que
lhe foi passado e transfere saberes seus como únicos, e sim,
utiliza uma prática mais ampla, na qual o estudante troca