2046
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
É precisamente nesse contexto, que se estabelece o
conceito de autonomia como fim e objetivo de uma prática
pedagógica diferenciada capaz de, por meio do reconheci-
mento da autoria do sujeito, oportunizar o desenvolvimento
omnilateral do educando.
Com relação à formação omnilateral, é pertinente citar
Davydov (1988), que considera este desenvolvimento como
processo, ou seja, com vistas a educá-los (ideológica, polí-
tica, laboral, moral e fisicamente), em sua totalidade, como
um todo estruturado, dialético.
Para Pischetola (2016, p.52),
“O termo “autonomia” vem das palavras gregas
autos
(si mesmo) e
nomos
(lei). e significa capaci-
dade de autorregular-se. De modo geral, ela alu-
de também a autorrealização, ao autogoverno, e à
autogestão. [...] a questão da autonomia na educa-
ção sempre desempenhou um papel central, cons-
tituindo o objetivo essencial do desenvolvimento
psicopedagógico na primeira infância, para ser, em
seguida, elemento-chave do crescimento e da ma-
turação do adolescente até representar, na idade
adulta, a capacidade conquistada de fazer parte do
mundo através de uma rede flexível de relações so-
ciais.
Essa forma de pensar no processo de aprendizado/
ensino está alinhada com o conteúdo e, mais importante,
com as bases teóricas que descrevem as características ine-
rentes ao homem que se quer formar. De acordo com a Base
Nacional Comum Curricular- BNCC:
No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu
contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser cria-
tivo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo,
colaborativo, resiliente, produtivo e responsável re-
quer muito mais do que o acúmulo de informações.
Requer o desenvolvimento de competências para
aprender a aprender, saber lidar com a informação
cada vez mais disponível, atuar com discernimento
e responsabilidade nos contextos das culturas di-
gitais, aplicar conhecimentos para resolver proble-
mas, ter autonomia para tomar decisões, ser proati-