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2042

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

horizontal entre todos os atores, sejam eles professores ou

estudantes, compartilhando saberes significantes ao grupo,

cujos sujeitos terão capacidade de comunicar, de maneira

autêntica e cada um à sua maneira, o conhecimento cons-

truído e permeado de sentido significativo às necessidades

pessoais de cada um. Reafirmando esta assertiva, contamos

mais uma vez com Paulo Freire (1996), com seu conhecido

pensamento acerca do tema, enfatizando que, ao considerar

como um objeto o sujeito que é formado, estamos forman-

do um falso sujeito:

É preciso que, pelo contrário, desde os começos do

processo, vá ficando cada vez mais claro que, em-

bora diferentes entre si, quem forma se forma e re-

-forma ao formar e que é formado forma-se e for-

ma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não

é transferir conhecimentos, conteúdos, nem

formar

é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo

ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há

docência sem discência, [...]. Quem ensina apren-

de ao ensinar e quem aprende ensina a aprender.

(FREIRE, 1996, p.23)

Diante do exposto por este importante pensador brasi-

leiro e face aos novos desafios da sociedade contemporânea,

a educação, cada vez mais, precisa situar-se na amplitude

de espaços e tempos que permeiam o cenário da sociedade

no século XXI, possibilitando aos educandos oportunidades

educativas que contemplem, com criticidade, as necessidades

impostas aos seus contextos, incentivando-os a desenvolver

com criatividade, motivação e altruísmo seus projetos auto-

rais de cidadãos ativos de um meio democrático.

AUTORIA: UM PASSEIO ENTRE O INDIVIDUAL E O

COLETIVO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO AUTÔNOMO

Há algum tempo, seria extremamente difícil sequer

imaginar uma produção textual coletiva, como a deste arti-

go científico, em que houvesse um efetivo trabalho autoral

simultâneo, cujos autores estivessem em lugares diferentes,