2042
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
horizontal entre todos os atores, sejam eles professores ou
estudantes, compartilhando saberes significantes ao grupo,
cujos sujeitos terão capacidade de comunicar, de maneira
autêntica e cada um à sua maneira, o conhecimento cons-
truído e permeado de sentido significativo às necessidades
pessoais de cada um. Reafirmando esta assertiva, contamos
mais uma vez com Paulo Freire (1996), com seu conhecido
pensamento acerca do tema, enfatizando que, ao considerar
como um objeto o sujeito que é formado, estamos forman-
do um falso sujeito:
É preciso que, pelo contrário, desde os começos do
processo, vá ficando cada vez mais claro que, em-
bora diferentes entre si, quem forma se forma e re-
-forma ao formar e que é formado forma-se e for-
ma ao ser formado. É neste sentido que ensinar não
é transferir conhecimentos, conteúdos, nem
formar
é ação pela qual um sujeito criador dá forma, estilo
ou alma a um corpo indeciso e acomodado. Não há
docência sem discência, [...]. Quem ensina apren-
de ao ensinar e quem aprende ensina a aprender.
(FREIRE, 1996, p.23)
Diante do exposto por este importante pensador brasi-
leiro e face aos novos desafios da sociedade contemporânea,
a educação, cada vez mais, precisa situar-se na amplitude
de espaços e tempos que permeiam o cenário da sociedade
no século XXI, possibilitando aos educandos oportunidades
educativas que contemplem, com criticidade, as necessidades
impostas aos seus contextos, incentivando-os a desenvolver
com criatividade, motivação e altruísmo seus projetos auto-
rais de cidadãos ativos de um meio democrático.
AUTORIA: UM PASSEIO ENTRE O INDIVIDUAL E O
COLETIVO E A FORMAÇÃO DO SUJEITO AUTÔNOMO
Há algum tempo, seria extremamente difícil sequer
imaginar uma produção textual coletiva, como a deste arti-
go científico, em que houvesse um efetivo trabalho autoral
simultâneo, cujos autores estivessem em lugares diferentes,