Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2041 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2041 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2041

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

pre autoritário. Este não pode ser o modo de atuar

de uma educadora ou de um educador cuja opção

é libertadora. (FREIRE, 1988, p. 26)

Ainda para elucidar a valorosa contribuição do pensa-

dor para o campo educomunicativo, destacamos seu pensa-

mento acerca da construção de sentidos, em que educação

e comunicação dependem uma da outra a fim de educar

para comunicar e comunicar para educar, num movimento

interlocutivo dialógico que dá sentido e significado aos ob-

jetos de estudo: “A educação é comunicação, é diálogo, na

medida em que não é a transferência de saber, mas um en-

contro de sujeitos interlocutores que buscam a significação

dos significados. (FREIRE, 1983, p.46)

Nesse contexto dialógico educomunicativo, podemos

considerar que juventude, educação, comunicação e tecno-

logias digitais são temas convergentes no contexto contem-

porâneo. Ousamos, inclusive, dizer que estão imbricados

dentro da perspectiva Educomunicativa, culminando em

propostas de protagonismo que implicam em desenvolvi-

mento da autonomia, da autoria, do senso crítico e da par-

ticipação social democrática e cidadã, com vistas à inclusão

de todos, qualquer e cada um dos sujeitos envolvidos no

contexto de aprendizagem escolar. Nesta perspectiva, Soa-

res, (2011) destaca características que apontam para o am-

biente escolar pautado na educomunicação:

Um ambiente escolar educomunicativo caracteri-

za-se, justamente, pela opção de seus construtores

pela abertura à participação, garantindo não ape-

nas a boa convivência entre as pessoas (direção-

-docentes-estudantes), mas, simultaneamente, um

efetivo diálogo sobre as práticas educativas (inter-

disciplinaridade, multidisciplinaridade, pedagogia

de projetos), elementos que conformam a “peda-

gogia da comunicação”. (SOARES, 2011, p. 45)

Isto porque, temos como conceito de Educomunica-

ção ambientes pautados em ecossistemas comunicativos

que privilegiam a dialogicidade para a compreensão cole-

tiva dos signos, cuja aprendizagem acontece na interação