2038
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
em que os aprendizes sejam os protagonistas. Resgate-se o
conceito de omnilateralidade dos estudos de Vasili Davydov
(1988), cujo significado está diretamente relacionado com o
desenvolvimento integral do sujeito, a saber o desenvolvi-
mento mental e, além disso, sua consciência e sua percep-
ção de si e do ambiente do qual faz parte.
A educomunicação, com ênfase em ecossistemas edu-
comunicativos sugere a possibilidade do desenvolvimento
da autonomia dos estudantes, proporcionando a aprendi-
zagem significativa a partir da interação e a construção de
sentidos de maneira autoral. Diz-se, nessas circunstâncias,
que as práticas educomunicativas podem representar um
elemento significativo e, mais que isso, de crucial importân-
cia para a promoção da autoria, autonomia e pensamento
crítico do estudante, na perspectiva do exercício de sua ci-
dadania, enquanto membro ativo da comunidade em que
está inserido.
Nesse mesmo sentido, ressalte-se que o conceito de
autoria transcende o exercício legítimo de escrita e alcan-
ça o desenvolvimento da consciência de si de cada sujeito,
tornando-se autor não apenas de textos expressos nas mais
diversas formas, mas um cidadão autônomo, responsável e
consciente do próprio processo de desenvolvimento.
Justifica-se a abordagem das duas categorias, edu-
comunicação e autoria, ambas engajadas com o reconhe-
cimento do protagonismo estudantil, cuja importância vem,
de maneira crescente, sendo compreendida como possibi-
lidades de promover um ensino de qualidade e efetivo de-
senvolvimento para os sujeitos em ambientes formais e não
formais de educação em contextos marcadamente reconhe-
cidos pela influência da cultura digital.
EDUCOMUNICAÇÃO: UM RECENTE PARADIGMA COMO
PERSPECTIVA PARA UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO.
As tecnologias e mídias digitais, inquestionavelmen-
te, fazem parte direta ou indiretamente, do contexto social
atual de um número bastante expressivo da sociedade con-