Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2038 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2038 / 2428 Next Page
Page Background

2038

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

em que os aprendizes sejam os protagonistas. Resgate-se o

conceito de omnilateralidade dos estudos de Vasili Davydov

(1988), cujo significado está diretamente relacionado com o

desenvolvimento integral do sujeito, a saber o desenvolvi-

mento mental e, além disso, sua consciência e sua percep-

ção de si e do ambiente do qual faz parte.  

A educomunicação, com ênfase em ecossistemas edu-

comunicativos sugere a possibilidade do desenvolvimento

da autonomia dos estudantes, proporcionando a aprendi-

zagem significativa a partir da interação e a construção de

sentidos de maneira autoral. Diz-se, nessas circunstâncias,

que as práticas educomunicativas podem representar um

elemento significativo e, mais que isso, de crucial importân-

cia para a promoção da autoria, autonomia e pensamento

crítico do estudante, na perspectiva do exercício de sua ci-

dadania, enquanto membro ativo da comunidade em que

está inserido.

Nesse mesmo sentido, ressalte-se que o conceito de

autoria transcende o exercício legítimo de escrita e alcan-

ça o desenvolvimento da consciência de si de cada sujeito,

tornando-se autor não apenas de textos expressos nas mais

diversas formas, mas um cidadão autônomo, responsável e

consciente do próprio processo de desenvolvimento.  

Justifica-se a abordagem das duas categorias, edu-

comunicação e autoria, ambas engajadas com o reconhe-

cimento do protagonismo estudantil, cuja importância vem,

de maneira crescente, sendo compreendida como possibi-

lidades de promover um ensino de qualidade e efetivo de-

senvolvimento para os sujeitos em ambientes formais e não

formais de educação em contextos marcadamente reconhe-

cidos pela influência da cultura digital.

EDUCOMUNICAÇÃO: UM RECENTE PARADIGMA COMO

PERSPECTIVA PARA UM NOVO TEMPO NA EDUCAÇÃO.

As tecnologias e mídias digitais, inquestionavelmen-

te, fazem parte direta ou indiretamente, do contexto social

atual de um número bastante expressivo da sociedade con-