Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2034 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2034 / 2428 Next Page
Page Background

2034

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

gia devem estar a serviço da humanização do ser, da sua

libertação, ao invés de desumanizar e escravizar os sujeitos,

tornando-os reféns da própria criação e desenvolvimento.

CONSIDERAÇÕES PROVISÓRIAS

As tensões entre as TIC e a educação existem e isso

é próprio do tempo histórico em que vivemos, em que no-

vos elementos extrínsecos ao meio escolar nele interagem,

por fazerem parte da sociedade. Percebê-las, desenvolver

a consciência crítica das potencialidades e riscos torna-se

necessário para um educar mais amplo. Estabelecer cons-

tantemente reflexões de cunho ético no tocante às TIC e sua

presença nas relações humanas é um caminho, nem para

divinizá-las, nem, tampouco, diabolizá-las. O equilíbrio se

faz necessário!

Constituir-se analista das problemáticas em que se si-

tuam as experiências com essas tecnologias. Suspeitar de

posturas ingênuas/ardilosas que esperam da tecnologia

uma solução mágica, destacando-a sobre o protagonismo e

potencial criativo do trabalho pedagógico. Dessa forma, re-

força-se o lugar do educador, não central, mas como sujeito

mediador do processo educativo que assume, bem como se

torna pesquisador dos sentidos e saberes produzidos e/ou

potencializados pelo uso das TIC.

Desse modo, é prudente que a escola e os professores

assumam-se crítico-reflexivos, que possam gozar da ciência

e da tecnologia sem as amarras que, diante do sistema ca-

pitalista, elas impõem. Que elas sejam aliadas na vida diária

dos sujeitos, para lhes facilitar o trabalho em todas as di-

mensões, inclusive lhes propiciando bem estar pela dinami-

zação do espaço e do tempo contextuais. A unidade, pelo

bem comum, da educação e das TIC requer o conhecimento

de ambas, e a compreensão de que a segunda pode se de-

senvolver paralela a primeira, servindo de apoio, de meio

para que os fins desta sejam alcançados com sucesso: qua-

lidade no ensinar e no aprender.