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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2029

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

Ao passo que estes conhecimentos são compartilha-

dos, expostos ao crivo crítico e concreto dos sujeitos que

promovem a movimentação com seus saberes prévios, tor-

nam-se conhecimentos mais refletidos, avançando e susci-

tando o novo. A horizontalidade conota o ideal democrático

e integrador necessário ao conhecimento. As descobertas

que homens e mulheres vêm realizando ao longo de suas

histórias e suas insatisfações positivas os tornam constitui-

dores da própria cultura e construtores da ciência e da tec-

nologia. Nem divinizar, nem diabolizar o desenvolvimento

científico e tecnológico, antes porém, permitir que a ciência

e a tecnologia estejam presentes e sejam promotoras do

ensino e da aprendizagem escolar dos professores e dos

estudantes, sem no entanto, calar a boniteza da educação,

sobretudo da docência.

Não é possível, neste sentido, reproduzir o cientificis-

mo e tecnicismo intrinsecamente presentes nas situações

pedagógicas, mas compreender a relação das tecnologias

na vida humana, multidimensional, complexa. Morin acre-

dita que “Devemos reconhecer nosso duplo enraizamen-

to no cosmos físico e na esfera viva e, ao mesmo tempo,

nosso desenraizamento propriamente humano. Estamos

simultaneamente dentro e fora da natureza” (2011, p. 44).

A boniteza compreende a percepção das possibilidades

advindas do conhecimento, seu potencial de qualificar as

relações homens-mundo.

No exercício da docência é necessário que o professor

esteja preparado tecnicamente para desenvolver as ativida-

des, mas também não esquecer dos princípios pedagógicos

base, que são indispensáveis a formação do aluno. Assim

esses dois pontos devem andar juntos para que o processo

educativo possa ser realizado com o auxílio das TICs, mas

também “se se respeita a natureza do ser humano, o ensino

dos conteúdos relacionado a formação moral do educando”

(FREIRE, 2011, p. 34-35), para que o conhecimento se efetive.

E por isso que transformar a experiência em puro trei-

namento tecnico e amesquinhar o que ha de fundamental-