XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2029
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
Ao passo que estes conhecimentos são compartilha-
dos, expostos ao crivo crítico e concreto dos sujeitos que
promovem a movimentação com seus saberes prévios, tor-
nam-se conhecimentos mais refletidos, avançando e susci-
tando o novo. A horizontalidade conota o ideal democrático
e integrador necessário ao conhecimento. As descobertas
que homens e mulheres vêm realizando ao longo de suas
histórias e suas insatisfações positivas os tornam constitui-
dores da própria cultura e construtores da ciência e da tec-
nologia. Nem divinizar, nem diabolizar o desenvolvimento
científico e tecnológico, antes porém, permitir que a ciência
e a tecnologia estejam presentes e sejam promotoras do
ensino e da aprendizagem escolar dos professores e dos
estudantes, sem no entanto, calar a boniteza da educação,
sobretudo da docência.
Não é possível, neste sentido, reproduzir o cientificis-
mo e tecnicismo intrinsecamente presentes nas situações
pedagógicas, mas compreender a relação das tecnologias
na vida humana, multidimensional, complexa. Morin acre-
dita que “Devemos reconhecer nosso duplo enraizamen-
to no cosmos físico e na esfera viva e, ao mesmo tempo,
nosso desenraizamento propriamente humano. Estamos
simultaneamente dentro e fora da natureza” (2011, p. 44).
A boniteza compreende a percepção das possibilidades
advindas do conhecimento, seu potencial de qualificar as
relações homens-mundo.
No exercício da docência é necessário que o professor
esteja preparado tecnicamente para desenvolver as ativida-
des, mas também não esquecer dos princípios pedagógicos
base, que são indispensáveis a formação do aluno. Assim
esses dois pontos devem andar juntos para que o processo
educativo possa ser realizado com o auxílio das TICs, mas
também “se se respeita a natureza do ser humano, o ensino
dos conteúdos relacionado a formação moral do educando”
(FREIRE, 2011, p. 34-35), para que o conhecimento se efetive.
E por isso que transformar a experiência em puro trei-
namento tecnico e amesquinhar o que ha de fundamental-