XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2027
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS: NEM
DIVINIZAR, NEM DIABOLIZAR
Márcia Adriana Rosmann
1
Leonardo Matheus Pagani Benvenutti
2
Evandro de Godoi
3
Palavras-chave:
Diálogo. Sujeitos. Humanização. Libertação.
O que importa fundamentalmente à educação,
contudo, como uma autêntica situação gnosiológi-
ca, é a problematização do mundo do trabalho, das
obras dos produtos, das ideias, das convicções, das
aspirações, dos mitos da arte, da ciência, enfim, o
mundo da cultura e da história, que, resultando das
relações homem-mundo, condiciona os próprios
homens, seus criadores. (FREIRE, 1983, p. 57)
REFLEXÕES INTRODUTÓRIAS
Este texto procura compreender a educomunicação em
Paulo Freire, busca nele, e em outros autores humano-pro-
gressistas, o aprofundamento das questões acerca da comu-
nicação, do uso das mídias e das múltiplas ferramentas tecno-
lógicas como princípio dialógico da educação, especialmente,
como prática da liberdade. Por conseguinte, faz uma breve
análise, de cunho qualitativo, sobre os impactos das TIC e de
outras formas de interação digital sobre as práticas sociais
mais amplas e sobre a educação escolar em particular.
Escrito em tópico único, este texto ressalta um possível
diálogo entre a educação e as tecnologias, numa perspecti-
1
Professora EBTT - IFFarroupilha
Campus
Santo Augusto. E-mail:
marcia. rosmann@iffarroupilha.edu.br2
Mestrando em EPT; Técnico de TI - IFFarroupilha
Campus
Santo Augusto.
E-mail:
leonardo.benvenutti@iffarroupilha.edu.br3
Especialista em Espaços Alternativos do Ensino e da Aprendizagem. Licen-
ciado em Computação. Técnico Administrativo em Educação. Instituição.
E-mail: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha
Campus
Santo Augusto. E-mail:
evandro.godoi@iffarroupilha.edu.br.