XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
2033
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
delas e os riscos inerentes às relações. Este movimento de
ideias é necessário ao contexto educativo, propiciando olha-
res outros a estes recursos. É preciso, tomando como exem-
plo uma tecnologia recente, que educadores e educandos
percebam o que potencialmente está implícito na utilização
de aplicativos em smartphones conectados à internet, riscos
e benefícios. “O caminho é a informação transformadora, é
o conhecimento crítico que implica tanto o domínio da téc-
nica quanto a reflexão política [...] que se acham estes ou
aqueles procedimento técnicos.” (FREIRE, 2013, p. 161). É um
trabalho formativo, abrange a técnica, necessária à ação, e o
político, necessário ao sentido.
O avanço das tecnologias em rede transforma as re-
lações da escola com os sujeitos e os conhecimentos, dada
a amplitude no acesso aos conhecimentos historicamente
legitimados, bem como àqueles de rápida liquidez. Como
trata-se de uma instituição moldada por estruturas hierár-
quicas e curriculares que não tem, necessariamente, a ne-
cessidade de se conformar imediatamente às novidades,
posto sua responsabilidade social, de desenvolvimento hu-
mano, permanecem distâncias e desequilíbrios na relação
escola-novas tecnologias.
O argumento principal é a dificuldade - quase im-
possibilidade - de tornar as TIC meios de ensino que
melhorem os processos e resultados da aprendi-
zagem se os professores, diretores, assessores pe-
dagógicos, especialistas em educação e pessoal da
administração não revisarem sua forma de entender
como se ensina e como aprendem as crianças e jo-
vens de hoje em dia [...]. (SANCHO, 2006, p. 16).
Se, as TIC puderem se tornar meios de ensino, e não
fins, e se esses meios melhorarem os processos de ensino
e de aprendizagem de crianças e jovens na escola pública,
então teremos o equilíbrio proposto no subtítulo desta co-
municação científica. É pertinente lembrar que nossa maior
preocupação com esta temática é o acesso por todas e to-
dos, sem exclusão e com qualidade. A ciência e a tecnolo-