Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2030 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2030 / 2428 Next Page
Page Background

2030

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

mente humano no exercicio educativo: o seu carater forma-

dor. Como aponta Marcovitch, “(...) o indivíduo bem forma-

do é obstáculo fundamental para deter qualquer movimen-

to de desumanização do planeta” (1998, p. 148).

A formação humana deve adiantar-se ao desenvolvi-

mento tecnológico no sentido de antever seus efeitos e po-

der usufruir dos seus bens, ao mesmo tempo em que possa

controlar seus malefícios, tornando a tecnologia acessível a

todas e todos. A racionalidade deve, portanto, auxiliar na

promoção da curiosidade crítica e denunciar as falsas anun-

ciações da ciência.

Como manifestação presente à experiência vital,

a curiosidade humana vem sendo histórica e so-

cialmente construída e reconstruída. Precisamente

porque a promoção da ingenuidade para a critici-

dade não se dá automaticamente, uma das tarefas

precípuas da prática educativo-progressista é exa-

tamente o desenvolvimento da curiosidade crítica,

insatisfeita, indócil. Curiosidade com que podemos

nos defender de “irracionalismos” decorrentes do

ou produzidos por certo excesso de “racionalidade”

de nosso tempo altamente tecnologizado. E não vai

nesta consideração nenhuma arrancada falsamen-

te humanista de negação da tecnologia e da ciên-

cia. Pelo contrário é consideração de quem, de um

lado, não diviniza a tecnologia, mas, de outro, não a

diaboliza. De quem a olha ou mesmo a espreita de

forma criticamente curiosa. (FREIRE, 2011, p. 33-34).

Neste sentido, ensinar os valores morais de nosso

tempo histórico, modelado pelo caminhar dialético do co-

nhecimento, potencializa aos educandos e educadores uma

leitura mais atenta das tecnologias que os cercam, dá um

sentido à análise. Se por um lado encontramos meios de

participação democrática através da internet, controlando

aspectos da sociedade, como por exemplo a gestão da ci-

dade, por outro lado precisamos estar atentos aos riscos das

informações serem ilegítimas, e em alguns casos, até robo-

tizadas, disseminadas através de recursos de inteligência ar-