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EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
mente humano no exercicio educativo: o seu carater forma-
dor. Como aponta Marcovitch, “(...) o indivíduo bem forma-
do é obstáculo fundamental para deter qualquer movimen-
to de desumanização do planeta” (1998, p. 148).
A formação humana deve adiantar-se ao desenvolvi-
mento tecnológico no sentido de antever seus efeitos e po-
der usufruir dos seus bens, ao mesmo tempo em que possa
controlar seus malefícios, tornando a tecnologia acessível a
todas e todos. A racionalidade deve, portanto, auxiliar na
promoção da curiosidade crítica e denunciar as falsas anun-
ciações da ciência.
Como manifestação presente à experiência vital,
a curiosidade humana vem sendo histórica e so-
cialmente construída e reconstruída. Precisamente
porque a promoção da ingenuidade para a critici-
dade não se dá automaticamente, uma das tarefas
precípuas da prática educativo-progressista é exa-
tamente o desenvolvimento da curiosidade crítica,
insatisfeita, indócil. Curiosidade com que podemos
nos defender de “irracionalismos” decorrentes do
ou produzidos por certo excesso de “racionalidade”
de nosso tempo altamente tecnologizado. E não vai
nesta consideração nenhuma arrancada falsamen-
te humanista de negação da tecnologia e da ciên-
cia. Pelo contrário é consideração de quem, de um
lado, não diviniza a tecnologia, mas, de outro, não a
diaboliza. De quem a olha ou mesmo a espreita de
forma criticamente curiosa. (FREIRE, 2011, p. 33-34).
Neste sentido, ensinar os valores morais de nosso
tempo histórico, modelado pelo caminhar dialético do co-
nhecimento, potencializa aos educandos e educadores uma
leitura mais atenta das tecnologias que os cercam, dá um
sentido à análise. Se por um lado encontramos meios de
participação democrática através da internet, controlando
aspectos da sociedade, como por exemplo a gestão da ci-
dade, por outro lado precisamos estar atentos aos riscos das
informações serem ilegítimas, e em alguns casos, até robo-
tizadas, disseminadas através de recursos de inteligência ar-