2024
EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
reconhecimento e a assunção da identidade cultural; exige
risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de
discriminação.
Ouso ir mais adiante e relembrar dos tempos em que
como Bolsista de Iniciação Científica me redescobria como
aluna, em processo, curiosa e absorvida pelas experiências
e desafios de sair da minha zona de conforto acadêmica
(Psicologia) e fazer diálogo com a Comunicação e Educa-
ção. Dos escritos que marcaram e da experiência de vida
singular, ficam na memória, o que a escrita não cabe aqui
para compor, lembranças de um educador que sabia tra-
zer em seu semblante as palavras relativas ao ensinar do
parágrafo anterior. Schmitz (1993) foi esse educador e traz
em sua obra vários aspectos que vão muito além do título,
que trazem olhares ao processo educativo, a importância do
engajamento consciente, ressalto: “É preciso criar condições
favoráveis à aprendizagem. Essas condições não são apenas
materiais, mas especialmente pessoais, sociais e psicológi-
cas, além de morais. O indivíduo precisa sentir, naquilo que
faz, uma auto-realização, ou uma perspectiva de proveito
atual ou futuro.” (p.78).
Todos esses autores, companheiros de trajetória, tor-
nam-se parte dessa carta pedagógica, que pretende de for-
ma criativa, na apresentação do evento, pontuar e trazer à
debate, os aspectos que vinculam tais questões à preciosa
e tão contemporânea contribuição de Freire (2002) em sua
obra A Pedagogia da Autonomia.
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo
. Pedagogia da Autonomia:
saberes necessá-
rios à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra,
2002.
LÉVY, Pierre.
A inteligência coletiva:
por uma antropologia
do ciberespaço. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2007.
LÉVY, Pierre.
Cibercultura
. São Paulo: Ed. 34, 1999.