XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO
vo para identificar os dados de uma situação e bus-
car soluções, conviver e aprender com as diferenças
e as diversidades. (BRASIL, 2018, p. 14)
Diz-se, portanto, de práticas pedagógicas que deem
conta de formar um estudante que seja capaz de produ-
zir, ao invés de reproduzir apenas. Escreve-se sobre um tipo
específico de sujeito que tem a capacidade para imaginar,
pensar e reconhecer-se como autor não apenas de textos,
levando-se em consideração o grafocentrismo, mas autor
de sua própria história. No entanto, é preciso dizer que esse
modo de pensar a educação, a educomunicação, o prota-
gonismo, o reconhecimento da autoria, tudo isso implica
pensar em um homem político, crítico, consciente e ampla-
mente participativo.
Essa ação voltada para o desenvolvimento da autono-
mia permite que se faça relação com uma educação da razão
e da emoção. Nota-se, nesse ínterim, a grande proximidade
conceitual entre a autonomia e o reconhecimento de autoria,
a partir da organização de práticas educomunicativas que, a
exemplo da atividade de estudo de Davydov, convergem em
essência e aparência para a emancipação do sujeito.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante de tantas problemáticas que a educação tem
se deparado, face à velocidade de inovações e transforma-
ções da sociedade moderna, a busca de novas e diferen-
tes perspectivas de práticas pedagógicas, visando atender
às demandas estudantis, torna-se fundamental para que os
objetivos educacionais, cada vez mais amplos e complexos,
continuem sendo alcançados. Assim, consideramos que a
reflexão levantada a partir do desenvolvimento do protago-
nismo juvenil na educação básica, fundamentada em con-
ceitos educomunicativos e de reconhecimento de autoria,
pode apontar um dos caminhos com perspectivas exitosas
para o desenvolvimento educacional da juventude.
O desenvolvimento do educando em ecossistemas
comunicativos, pautado na construção de sentidos coletivos