Table of Contents Table of Contents
Previous Page  2047 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 2047 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

2047

EIXO 12 – PAULO FREIRE E EDUCOMUNICAÇÃO

vo para identificar os dados de uma situação e bus-

car soluções, conviver e aprender com as diferenças

e as diversidades. (BRASIL, 2018, p. 14)

Diz-se, portanto, de práticas pedagógicas que deem

conta de formar um estudante que seja capaz de produ-

zir, ao invés de reproduzir apenas. Escreve-se sobre um tipo

específico de sujeito que tem a capacidade para imaginar,

pensar e reconhecer-se como autor não apenas de textos,

levando-se em consideração o grafocentrismo, mas autor

de sua própria história. No entanto, é preciso dizer que  esse

modo de pensar a educação, a educomunicação, o prota-

gonismo, o reconhecimento da autoria, tudo isso implica

pensar em um homem político, crítico, consciente e ampla-

mente participativo.

Essa ação voltada para o desenvolvimento da autono-

mia permite que se faça relação com uma educação da razão

e da emoção. Nota-se, nesse ínterim, a grande proximidade

conceitual entre a autonomia e o reconhecimento de autoria,

a partir da organização de práticas educomunicativas que, a

exemplo da atividade de estudo de Davydov, convergem em

essência e aparência para a emancipação do sujeito.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Diante de tantas problemáticas que a educação tem

se deparado, face à velocidade de inovações e transforma-

ções da sociedade moderna, a busca de novas e diferen-

tes perspectivas de práticas pedagógicas, visando atender

às demandas estudantis, torna-se fundamental para que os

objetivos educacionais, cada vez mais amplos e complexos,

continuem sendo alcançados. Assim, consideramos que a

reflexão levantada a partir do desenvolvimento do protago-

nismo juvenil na educação básica, fundamentada em con-

ceitos educomunicativos e de reconhecimento de autoria,

pode apontar um dos caminhos com perspectivas exitosas

para o desenvolvimento educacional da juventude.

O desenvolvimento do educando em ecossistemas

comunicativos, pautado na construção de sentidos coletivos