XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1389
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
FREIRE: DIALÉTICA, EDUCAÇÃO
POPULAR E POLÍTICA
Deloíze Lorenzet
1
Felipe Andreolla
2
INTRODUÇÃO
Este artigo versa sobre a produção de Paulo Freire, re-
nomado educador brasileiro, conhecido internacionalmen-
te, e também destaque por sua atuação política na preo-
cupação com a libertação humana. Nesse artigo, por meio
de uma reflexão teórica, envolvendo o eixo: “Paulo Freire:
políticas públicas e a gestão educacional”, realizamos um
resgate das concepções formuladas por ele acerca dos con-
ceitos de dialética, educação popular e política.
Por ser um trabalho com conotação política e edu-
cativa, também subentende a educação como um direito
indistintamente, onde pautada em concepção de gestão
democrática, afirma seu compromisso com maior justiça
social, solidariedade e equidade, superando preconceitos
e desigualdades.
As questões que delinearam essa pesquisa são:
a) De que modo Freire apropriou-se da dialética?
Quais os aportes teóricos que o inspiraram?
b) Como foi que Freire desenvolveu a proposta pe-
dagógica da Educação Popular? Em que consiste?
c) De acordo com Freire, qual a interlocução entre
educação e política?
1
Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-
-Grandense, Câmpus Avançado Novo Hamburgo, Doutora em Educação.
E-mail:
delolorenzet@hotmail.com.2
Supervisor de Educação e Tecnologia do SENAI Visconde de Mauá, Porto
Alegre, Mestrando em Educação UFRGS. E-mail:
felipeandreolla@hotmail. com.