XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1387
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
na EJA (e aqui é onde este curso de aperfeiçoamento está
inserido); No diálogo intercultural com imigrantes senegale-
ses em Rio Grande/RS. Neste rumo,
[...] as práticas desenvolvidas nos contextos de
atuação do PAIETS objetivam potencializar ações
educativas que tenham em seu horizonte a Edu-
cação Popular como uma escolha política, uma vez
que entendemos que a prática educativa é uma das
formas de se lutar a favor da emancipação humana.
Os princípios orientadores das práticas do progra-
ma apostam numa formação crítica e política, na
possibilidade do ‘ser mais’. (PEREIRA, CLARO, PE-
REIRA, 2016, p. 27)
Participar de um projeto que integra o PAIETS, tem me
proporcionado vivenciar experiências cheias de saberes que
vem com conhecimento popular, resultado das práticas do
dia-a-dia de comunidades e populações que lutam a favor
do reconhecimento e da igualdade de oportunidades para
todos e todas em um país tão marcado pelas diferenças.
REFERÊNCIAS:
CASEIRA, Veridiana Gomes.
Olhares Sobre a Educação de
Jovens e Adultos
: o rejuvenescimento da EJA nos es-
paços da educação pública em Rio Grande/RS. Disser-
tação de Mestrado do PPGEdu/FURG.
FREIRE, P.
A importância do ato de ler
. São Paulo: Cortez,
1985.
PEREIRA, Roberta Avila; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vil-
mar Alves.
Da Retomada à Escolarização ao Acesso
e Permanência na Universidade
: o paiets como pos-
sibilidade de transformação social. Interagir: pensan-
do a extensão, Rio de Janeiro, n. 21, p. 27-34, jan./jun.
2016
PEREIRA, Roberta Avila; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vil-
mar Alves.
Educação Popular na contramarcha da
Barbárie
: reflexões sobre as práticas vivenciadas no
Pré-Universitário Popular Quinta Superação.