Table of Contents Table of Contents
Previous Page  1387 / 2428 Next Page
Information
Show Menu
Previous Page 1387 / 2428 Next Page
Page Background

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

1387

EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

na EJA (e aqui é onde este curso de aperfeiçoamento está

inserido); No diálogo intercultural com imigrantes senegale-

ses em Rio Grande/RS. Neste rumo,

[...] as práticas desenvolvidas nos contextos de

atuação do PAIETS objetivam potencializar ações

educativas que tenham em seu horizonte a Edu-

cação Popular como uma escolha política, uma vez

que entendemos que a prática educativa é uma das

formas de se lutar a favor da emancipação humana.

Os princípios orientadores das práticas do progra-

ma apostam numa formação crítica e política, na

possibilidade do ‘ser mais’. (PEREIRA, CLARO, PE-

REIRA, 2016, p. 27)

Participar de um projeto que integra o PAIETS, tem me

proporcionado vivenciar experiências cheias de saberes que

vem com conhecimento popular, resultado das práticas do

dia-a-dia de comunidades e populações que lutam a favor

do reconhecimento e da igualdade de oportunidades para

todos e todas em um país tão marcado pelas diferenças.

REFERÊNCIAS:

CASEIRA, Veridiana Gomes.

Olhares Sobre a Educação de

Jovens e Adultos

: o rejuvenescimento da EJA nos es-

paços da educação pública em Rio Grande/RS. Disser-

tação de Mestrado do PPGEdu/FURG.

FREIRE, P.

A importância do ato de ler

. São Paulo: Cortez,

1985.

PEREIRA, Roberta Avila; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vil-

mar Alves.

Da Retomada à Escolarização ao Acesso

e Permanência na Universidade

: o paiets como pos-

sibilidade de transformação social. Interagir: pensan-

do a extensão, Rio de Janeiro, n. 21, p. 27-34, jan./jun.

2016

PEREIRA, Roberta Avila; CLARO, Lisiane Costa; PEREIRA, Vil-

mar Alves.

Educação Popular na contramarcha da

Barbárie

: reflexões sobre as práticas vivenciadas no

Pré-Universitário Popular Quinta Superação.