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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

país onde as diferenças de gênero ainda são tão marcantes.

Com isso, Freire me auxilia a compreender que:

[...] o desejo de saber mais é o que nos move. Nesse

movimento há saberes de experiência que dirigem

nossa reflexão inicial, mas que, ao dialogar com a

realidade, transformam-se em novos e mais comple-

xos saberes da experiência, agora alimentados pela

pesquisa que empreendemos. (FREIRE, 1985, p. 59)

Venho de uma pequena cidade no interior de São Pau-

lo e que apresenta realidades diferentes das de Rio Grande,

de modo que, enquanto lá vivi, assim como a maioria dos

moradores, nunca tinha voltado minha atenção para ques-

tões que dizem respeito às minorias, que sinceramente não

sei porque assim são chamadas, visto que são a maior parte

da população; e uma parcela deste grupo é a dos educan-

dos da EJA. Em uma cidade em que, segundo o IBGE, a taxa

de escolarização de 6 a 14 anos de idade é de 98,5%, con-

fesso que o termo Educação de Jovens e Adultos é algo que

nunca tinha chamado minha atenção, visto que, até então,

não tinha parado para refletir que em cidades maiores, mui-

tos precisam deixar seus estudos de lado por uma gama de

razões que aqui não cabe elencar, deixando assim de con-

cluir a chamada educação regular.

Lembro que enquanto estava no Ensino Médio, tive

como colega de classe uma mulher de cerca de 40 anos que

havia deixado seus estudos e havia retornado posteriormen-

te, vindo a estudar na minha turma. Na época, confesso que

achei estranho ter alguém quase da idade de minha mãe es-

tudando junto comigo, assim como ela deve ter estranhado

estar no meio de tantos adolescentes. Hoje, pensando so-

bre, vejo quanto deve ter sido difícil para ela a falta de uma

política e de uma turma para EJA no município, uma vez que

muitos estudantes da turma dificultavam sua estadia na sala

de aula com piadas e insinuações que são comuns a adoles-

centes nesta idade.

Em nosso curso de formação de professores para a

EJA, realizado nos polos de Capão do Leão/RS, Rio Grande/