XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
1379
EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
DESIGUALDADE SOCIAL NA
EDUCAÇÃO LATINO AMERICANA
Carolaine Kirch
1
João Victor da Silva Vaiceulionis
2
Este trabalho integra uma pesquisa sobre qualidade
de educação que vem sendo desenvolvida intitulada “A Re-
vista Brasileira de Estudos Pedagógicos e a discussão so-
bre indicadores de qualidade da educação no Brasil (1972-
2014)”. Esta apresenta a investigação das raízes históricas
da definição de fatores que expressam a desigualdade da
educação encontrada em nossas escolas, tema ligado à dis-
cussão de qualidade, com vista a compreendermos o de-
senvolvimento histórico dos debates sobre desigualdade
na educação e seus resultados. Trata-se de um estudo de
análise documental alinhado com os pensamentos de Paulo
Freire. O artigo selecionado, “A desigualdade como meio de
vida: educação e classe social na América Latina”, da autora
Nelly P. Stromquist, está veiculado na Revista Brasileira de
Estudos Pedagógicos que, desde a sua criação, em 1944 vem
trazendo importantes contribuições de educadores brasilei-
ros e estrangeiros no campo educacional, repercutindo no
pensamento pedagógico brasileiro e auxiliando na defini-
ção de políticas educacionais. Quanto à produção de Paulo
Freire, serão utilizadas algumas obras principais para análise:
Pedagogia do Oprimido, Educação como prática de liberda-
de, ambas autorais de Freire e o Dicionário Paulo Freire que
consiste em um estudo amplo de conceitos e ideias freiria-
nas. O conjunto de pressupostos teóricos que orienta o pro-
cedimento metodológico dessa investigação tem natureza
1
Graduando de Letras Português-Espanhol na Universidade do Vale do Rio
dos Sinos – UNISINOS, bolsista CNPq no PPG em Educação,
carolainekirch@ edu.unisinos.br2
Graduando de Letras Português-Espanhol na Universidade do Vale do Rio
dos Sinos – UNISINOS, bolsista CNPq no PPG em Educação
, jvaiceulionis@ edu.unisinos.br