XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE
DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS
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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL
CRÍTICA A PAULO FREIRE E A PONTE PARA
UMA PARCERIA DE REGULAÇÃO IDEOLÓGICA.
Verônica Ventorini Ferreira
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Henrique de Souza
Márcia Ecoten
Situamos nossa proposta de trabalho no campo das
políticas, tomando como referência nosso tempo caracte-
rizado pelas relações entre os setores público e privado,
que conferem caráter de mercadoria a direitos básicos do
cidadão. A educação, sendo um desses direitos, há muito
é permeada por parcerias que a desfiguram seu caráter de
pilar fundador do Estado de Direito. Ainda observamos um
segundo fenômeno, o movimento das ideias pedagógicas
descortinado nessas organizações que interferem direta-
mente na educação. Acessamos esse fenômeno observan-
do o modo como se apresenta, estrutura e justifica o Movi-
mento Escola Sem Partido (MESP). Pretendemos apresentar
a instrumentalização da crítica a Paulo Freire, presente no
MESP, como fundamento de sustentação para uma possí-
vel parceria públicoprivada, às custas da dignidade dos pro-
fissionais e das instituições de educação básica e superior
brasileiras; do pensamento de uma referência planetária no
campo educativo; e do legado oriundo das teorias críticas.
Nosso referencial teórico conta com o pensamento histórico
crítico de Dermeval Saviani, a partir do qual, consideramos
que nosso tema é parte de uma estrutura – o ideário ético
para a educação – na qual estão calcados os sistemas de
regulação da educação – a saber, todas as tentativas de sis-
tematizar preceitos reguladores da prática educativa. O que
nos impõe a obrigatoriedade de lidar com um fenômeno (o
movimento de ideias influentes na sociedade brasileira con-
temporânea), que se materializa nas ações humanas, através
de pequenas organizações. O MESP enquanto organização
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Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Mestrado em Educação,