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XX FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

DE 03 A 05 DE MAIO DE 2018, UNISINOS – SÃO LEOPOLDO/RS

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EIXO 9 – PAULO FREIRE: POLÍTICAS PÚBLICAS E A GESTÃO EDUCACIONAL

CRÍTICA A PAULO FREIRE E A PONTE PARA

UMA PARCERIA DE REGULAÇÃO IDEOLÓGICA.

Verônica Ventorini Ferreira

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Henrique de Souza

Márcia Ecoten

Situamos nossa proposta de trabalho no campo das

políticas, tomando como referência nosso tempo caracte-

rizado pelas relações entre os setores público e privado,

que conferem caráter de mercadoria a direitos básicos do

cidadão. A educação, sendo um desses direitos, há muito

é permeada por parcerias que a desfiguram seu caráter de

pilar fundador do Estado de Direito. Ainda observamos um

segundo fenômeno, o movimento das ideias pedagógicas

descortinado nessas organizações que interferem direta-

mente na educação. Acessamos esse fenômeno observan-

do o modo como se apresenta, estrutura e justifica o Movi-

mento Escola Sem Partido (MESP). Pretendemos apresentar

a instrumentalização da crítica a Paulo Freire, presente no

MESP, como fundamento de sustentação para uma possí-

vel parceria públicoprivada, às custas da dignidade dos pro-

fissionais e das instituições de educação básica e superior

brasileiras; do pensamento de uma referência planetária no

campo educativo; e do legado oriundo das teorias críticas.

Nosso referencial teórico conta com o pensamento histórico

crítico de Dermeval Saviani, a partir do qual, consideramos

que nosso tema é parte de uma estrutura – o ideário ético

para a educação – na qual estão calcados os sistemas de

regulação da educação – a saber, todas as tentativas de sis-

tematizar preceitos reguladores da prática educativa. O que

nos impõe a obrigatoriedade de lidar com um fenômeno (o

movimento de ideias influentes na sociedade brasileira con-

temporânea), que se materializa nas ações humanas, através

de pequenas organizações. O MESP enquanto organização

1

Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, Mestrado em Educação,